Com identificação de carnaubeira, Reitor abre Semana do Meio Ambiente

Imagem: Identificação de carnaúba no jardim da Reitoria da UFCO jardim da Reitoria foi o cenário escolhido para a abertura da Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, no final da manhã desta terça-feira (6). Como ato simbólico da criação oficial da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, que marca nova fase da política ambiental na Universidade, foi feita a identificação de uma carnaubeira, árvore símbolo do Ceará.

"Cuidar do mundo, do meio ambiente, é uma obrigação e eu considero esse momento muito feliz. A carnaúba é muito simbólica para nós do Estado do Ceará. Está no brasão da UFC", disse o Reitor Henry Campos. Entre as boas notícias na área da gestão ambiental, ele anunciou o compromisso de, no âmbito da Instituição, não mais autorizar obras que não sejam ecologicamente corretas. "Vai custar mais caro, mas é um preço que se paga", disse.

Confira outras imagens da abertura da Semana do Meio Ambiente no Flickr da UFC

Para o público formado por servidores docentes e técnico-administrativos, alunos da instituição e convidados, o Reitor falou dos esforços que já são feitos na área da gestão ambiental na UFC, acrescentando que ainda há desafios a serem superados. Ele considera que, com a reestruturação da Superintendência de Infraestrutura, que incorporou a gestão ambiental já no nome, haverá avanços no sentido do consumo racional de água, energia, papel e outros recursos da Universidade.

O Prof. Henry Campos informou que há grupo elaborando resolução a ser posta em discussão, brevemente, com foco na política de preservação material das pequenas reservas (de matas) e de prédios da Universidade que representam várias fases da Engenharia e da Arquitetura no Ceará, "para que eles não sejam desfigurados sem planejamento".

Outras novidades citadas pelo Reitor foram os contatos feitos com a Prefeitura de Fortaleza no sentido de que medidas sejam tomadas para viabilização do Parque Rachel de Queiroz, que terá uma parte dentro do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e contatos com o Governo do Estado para retomada de projetos na Fazenda Raposa, em Maracanaú, que guarda uma das maiores coleções de palmeiras do mundo.

O Reitor ainda lembrou de professores da UFC que têm história na defesa do meio ambiente, como José Borzacchiello, Flávio Torres e Marília Brandão, homenageados domingo (4) pelo Governo do Estado, em solenidade no Parque do Cocó. Reconhecendo o risco de "esquecer alguém", tantas são as pessoas na UFC dedicadas às questões ambientais, o Reitor também citou as professoras Helena Becker, Simone Borges e Vládia Vidal.

VIVÊNCIA AMBIENTAL – O Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, afirmou já existir na Universidade uma "virtude intelectual muito forte sobre gestão ambiental" e exortou a cada um a encarnar também, profundamente, a "virtude vivencial sobre gestão ambiental", no sentido de se pôr em prática medidas para uma vida mais sustentável. Exemplificou no caso das construções na Universidade: "Com certeza, a partir desse passo, quando a gente for construir um prédio a gente vai estar pensando na questão ambiental. Tem que ser o máximo possível sustentável. Tem que ter captação de energia solar, por exemplo. Tem que saber tratar a sua água. É uma questão muito séria. Gestão ambiental é igual à educação ambiental".

O Superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Prof. Ademar Gondim, falou da satisfação desta Semana do Meio Ambiente da UFC ser a primeira atividade oficial depois da reestruturação do setor que dirige. Ressaltou que uma de suas preocupações diz respeito à gestão de resídios sólidos na instituição. Aproveitou para agradecer o apoio de sua equipe, passando a palavra ao Prefeito Especial de Gestão Ambiental da UFC, Carlos Henrique Ximenes, idealizador do plantio da palmeira no jardim da Reitoria e um dos mais entusiastas da retomada dos projetos na Fazenda Raposa.

PROGRAMAÇÃO – A Semana do Meio Ambiente da UFC prossegue até quinta-feira (9) com palestras, mesas-redondas, caminhada ecológica e o lançamento das "Cartilhas de orientação para a gestão de resíduos na UFC", como está detalhada na programação completa.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307