Debate sobre ciência e criatividade abre ciclo de conferências do CEA

Imagem: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC; Prof. César Barreira, diretor do CEA; Prof. José Vicente dos Santos, diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)O ciclo de conferências Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte, promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará, foi aberto, na manhã desta quinta-feira (8), com o tema "Ciência e criatividade". O evento ocorreu no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Trazendo a perspectiva do debate da temática num momento "difícil" para discutir ciência, quando a conjuntura de um "novo ciclo político", notadamente "conservador", representa uma ameaça ao desenvolvimento científico, o Prof. José Vicente dos Santos, diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abriu a conferência.

Em sua fala, o Prof. José Vicente assegurou, ainda, que a conjunção de ciência e criatividade passa pela interdisciplinaridade. "A produção criativa do conhecimento pode ser feita por várias estratégias: descobrir novos fatos, inventar novas técnicas de conhecimento, estabelecer novas categorias, flexibilizar os conceitos, tentar entender como determinada disciplina explica tal objeto e trazer para a minha própria disciplina um outro caminho que eu não tinha antes pensado", apontou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

"Criatividade é a inteligência se divertindo." "A imaginação é mais importante que a ciência." Com frases do cientista Albert Einstein, o Prof. Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), abriu sua participação na conferência, lembrando, também, que a "compartimentação" da ciência criou o que ele chama de "catástrofe pedagógica" e que, agora, é preciso pensar em maneiras de superar esse estado.

Imagem: Prof. Tarcísio Pequeno, presidente da FuncapPara Tarcísio Pequeno, a "criatividade está no nascimento da ciência", mas, num momento em que há uma valorização exacerbada da inovação, o termo sofre um processo de "barateamento". "Inovação começa a ser usada de tal maneira que se torna uma daquelas palavras desgastadas até a insignificância", defendeu. Para o professor, "coragem e risco costumam acompanhar a inovação".

ABERTURA – O Prof. César Barreira, diretor do CEA, abriu o evento destacando-o como representante do que se configura como papel do Colégio: o de ser um espaço interdisciplinar. "Pensar em painéis 'rompendo fronteiras' é pensar em debates que tenham sempre a marca da interdisciplinaridade", apontou.

Também presente ao evento, o Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, falou do aspecto inovador do CEA, atribuindo à estrutura a capacidade de "fomentar, abrir novos espaços, criar algo para o qual ainda nem há plateia". "Quem participar de qualquer atividade do Colégio vai participar, dentro do tema previsto, daquilo que está na ponta da pesquisa", afirmou.

DEBATE DE JULHO – A próxima edição do ciclo de conferências Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte está marcada para 20 de julho, das 10h às 12h, no auditório da Reitoria. Para discutir o tema "Segurança hídrica e qualidade de vida", foram convidados o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC; e a Profª Mônica Ribeiro Porto Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: Prof. César Barreira, diretor do Colégio de Estudos Avançados – fone: 85 3366 7425