Colóquio traz dados sobre comportamentos alimentares anormais entre alunos de Medicina

Imagem: Os interessados em participar devem fazer inscrições por formulário eletrônico (Imagem: divulgação)Numa sociedade em que a influência de padrões beira uma "cultura da magreza", a incidência de problemas relacionados à insatisfação corporal e de transtornos do comportamento alimentar vem aumentando a cada dia.

Foi pensando nessa realidade que o Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, desenvolveu a pesquisa "Autopercepção da imagem corporal e comportamentos alimentares anormais entre estudantes de Medicina".

O resultado desse estudo será apresentado na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h, no II Colóquio Corpo, Subjetividade e Sociedade, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

A pesquisa, coordenada pela Profª Maria Lúcia Bosi, abrangeu todos os períodos do Curso de Medicina da UFC, de 2012 a 2015. Entre as considerações formuladas está a de que "o ideal de corpo magro e perfeito impõe-se como necessidade social, atravessando, hoje, todas as camadas sociais, transformando o corpo em mercadoria que alimenta e expande a indústria médico-estética".

Além da apresentação da pesquisa, o colóquio terá mesa-redonda sobre "Corpo, consumo e subjetividade", com as conferências "Peso corporal e saúde na sociedade contemporânea: articulando novos olhares sobre o fenômeno", da Profª Lígia Amparo da Silva Santos (UFBA), e "Consumo alimentar, práticas alimentares e saúde na hipermodernidade", da Profª Shirley Donizete Prado (UERJ). A programação detalhada está na imagem do cartaz do evento, acima.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever por formulário eletrônico. As vagas são limitadas. Será entregue certificado aos presentes.

Fonte: Profª Maria Lúcia Bosi, coordenadora do II Colóquio Corpo, Subjetividade e Sociedade – fones: 85 3366 8044 e 3366 8045