Comitiva da UFC visita Siderúrgica do Pecém, anuncia convênio e reafirma parceria

Imagem: Presidente da CSP, Eduardo Parente, observa o Reitor da UFC, Prof. Henry CamposComitiva da Universidade Federal do Ceará, composta por professores e tendo à frente o Reitor Henry de Holanda Campos e o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Almir Holanda, visitou nesta segunda-feira (19) a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), uma ação que havia sido acertada em encontro realizado, no gabinete do Reitor, entre dirigentes da CSP e a Administração Superior da UFC, no dia 15 de maio.

Avaliando a visita, o Prof. Henry Campos considerou-a "rica por proporcionar conhecer os avanços técnicos e o respeito ao meio ambiente empregados na siderúrgica". O engenheiro Eduardo Parente, presidente da Companhia, disse esperar resultados práticos dessa parceria "para nós tão importante. Temos tecnologia de ponta, mas precisamos de gente", afirmou.

Durante a visita foi anunciado acordo entre UFC e CSP objetivando receber alunos da Universidade para estágio em diversos setores da Companhia. Mesmo sem que fosse amplamente divulgado, 669 estudantes se inscreveram para concorrer a 30 vagas, o que dá uma média de 22,3 pretendentes por vaga. Entre os pré-requisitos está o de que o pretendente tenha previsão de graduar-se em julho de 2018. Após uma pré-seleção, estão concorrendo 238 candidatos, que farão provas de Matemática, Inglês e do pacote Office. "A prova de Português foi realizada no ato da inscrição", esclareceu Gustavo Favato, gerente geral de Recursos Humanos, responsável pelo programa de estágio.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

Imagem: Presidente da CSP, Eduardo Parente, apresenta a siderúrgica à comitiva da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)PROGRAMAÇÃO – A CSP, primeira usina integrada do Nordeste, tem os equipamentos ambientais mais modernos no setor, informou o presidente Eduardo Parente ao grupo da UFC no primeiro momento da visita, realizado em um pequeno auditório. Parente fez uma retrospectiva na qual destacou o fato de a siderúrgica ter se instalado no Ceará quando estavam na concorrência os Estados do Pará, Maranhão e Espírito Santo, e que apresentavam vantagens que nosso Estado não tinha. "O que pesou na escolha pelo Ceará? A sua sociedade civil", perguntou e respondeu o presidente da CSP.

"Pode haver outra siderúrgica no mundo igual a essa, mas melhor do que a nossa não existe", afirmou Eduardo Parente, lembrando o início da empreitada. "Foram 48 meses entre a primeira estaca e a primeira placa de aço produzido", enfatizou. A siderúrgica é o segundo maior investimento privado do País, e entre os benefícios que trouxe ao Ceará estão os mais de 17 mil empregos gerados (diretos, terceirizados e indiretos – nas empresas que formam a cadeia de fornecedores). O respeito que a CSP tem ao meio ambiente pode ser traduzido no investimento que fez em tecnologias ambientais: R$ 1 bilhão. A CSP injetou US$ 5,4 bilhões no Ceará durante a construção. A empresa é resultado de investimento da brasileira Vale (50%) e das sul-coreanas Dongkuk (30%) e Posco (20%).

Imagem: Comitiva da UFC também conheceu a sala de controle, "cérebro" da CSP (Foto: Ribamar Neto/UFC)ROTEIRO – Um tour por toda a planta da Companhia foi a segunda etapa da visita, realizada em um ônibus e guiada pelo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Miguel Bentes, que, além de mostrar equipamentos, discorria sobre os processos da produção. O grupo da UFC conheceu o pátio de matérias-primas, que dispõe de sistema automatizado para aspersão de água de recirculação para que as pilhas de matérias-primas não sofram arraste por ação do vento; a sinterização, considerada como a grande recicladora da CSP; o alto-forno, unidade onde também é gerado o gás que contém energia cinética geradora de eletricidade (18MW de energia elétrica), energia considerada limpa. Passou, também, pela correias internas, coqueria e pela aciaria. Por fim, a comitiva conheceu a sala de controle, na qual é feito o acompanhamento de todas as atividades da Companhia por meio de monitores e que é conhecida como o "cérebro" da empresa.

O Reitor Henry Campos reconheceu serem muitas as possibilidades de relacionamento entre a Universidade e a siderúrgica, cujo ponto de partida é a abertura para os estágios, tendo continuidade, em um futuro próximo, com a criação de um centro de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias junto ao Parque Tecnológico na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938