Núcleo DOCOMOMO Ceará será lançado hoje (22) com palestras do Prof. Laurent Olivier Vidal

Imagem: Casa do Baile compõe o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte,  que ganhou título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (Foto: Glenio Campregher/Acervo FMC)O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará lança, nesta quinta-feira (22), o Núcleo DOCOMOMO Ceará. Para comemorar, o Prof. Laurent Olivier Vidal, pesquisador do Centro de Pesquisa em História Internacional e Atlântica da Universidade de La Rochelle (França), apresenta ciclo de palestras.

A primeira será no dia 22, a partir das 18h30min, intitulada "De Pampulha a Royan: diálogos Brasil-França sobre a arquitetura moderna". Na sexta-feira (23), a partir das 9h, o Prof. Laurent falará sobre "Os arquitetos de um novo mundo: história atlântica do falanstério Saí".

As duas palestras ocorrem no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Benfica). Os eventos têm entrada gratuita e são abertos ao público.

DOCOMOMO – É a sigla referente à International Working-Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of Modern Movement, organização não governamental com representação em mais de 40 países que tem o objetivo de documentar e preservar as criações do Movimento Moderno na Arquitetura, Urbanismo e manifestações afins.

O Núcleo DOCOMOMO Ceará visa estimular e contribuir para o intercâmbio de estudos, pesquisas e experiências de intervenção no processo de documentação e conservação do patrimônio edificado modernista no Ceará. Congrega, além de arquitetos, urbanistas, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia e áreas afins, instituições federais, estaduais e municipais voltadas às questões da preservação do patrimônio edificado.

Por meio de seminários, mostras, exposições, debates e site institucional, o Núcleo almeja ainda um alcance em escala nacional e alinhamento aos desígnios do DOCOMOMO Brasil, amplificando para a sociedade as discussões teóricas e práticas de relevância historiográfica, de documentação e conservação do patrimônio modernista e seu significado para a memória.

Mais informações podem ser obtidas no site DOCOMOMO Brasil.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design – fone: 85 3366 7957