Abertos trabalhos para elaboração do PDI 2018-2022; comunidade já pode participar

Imagem: Reitor abre os trabalhos do PDI 2018-2002Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (20), no auditório da Reitoria, foram abertos os trabalhos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Ceará referente ao quinquênio 2018-2022. Toda a comunidade acadêmica já pode e deve participar do plano, enviando sugestões para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De acordo com o cronograma apresentado, a ideia é que até setembro, através de várias reuniões, sejam discutidos e definidos os principais aspectos do plano, bem como realizados seminários temáticos. Em outubro, deverá ser apresentado um esboço do trabalho e iniciada a conclusão do plano. No fim do ano, o documento será submetido à apreciação e votação no Conselho Universitário (Consuni).

PRINCÍPIOS E EIXOS – O Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Albuquerque, explicou a metodologia a ser seguida durante os próximos meses de trabalho e apresentou alguns pontos que conduzirão todo o processo. O plano terá cinco princípios norteadores: sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, governança e acessibilidade. Ligados a esses princípios, há seis eixos centrais: ensino, pesquisa, engajamento social, pessoas e cultura/esportes. As chamadas estratégias-meio são gestão e infraestrutura.

Imagem: Evento ocorreu no auditório da Reitoria"O PDI vai funcionar a partir do momento em que o corpo de servidores docentes e técnico-administrativos e o corpo discente sejam representados e participem do plano", ressaltou Prof. Augusto. Ele acrescentou que a UFC é privilegiada em um momento de planejamento, uma vez que "praticamente todos os problemas podem ser resolvidos internamente", dada a diversidade e a eficiência dos representantes de diversas áreas de atuação.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

INOVAÇÕES – O Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, frisou que há quatro inovações principais no processo de planejamento que se inicia. A primeira é que o plano será a referência básica para o processo de governança, em consonância com a Secretaria e o Comitê de Governança, criados recentemente na Universidade; a segunda é que serão definidos indicadores de qualidade e eficiência para cada unidade acadêmica e administrativa; a terceira inovação é a plataforma FORPDI, que auxiliará na formulação e no acompanhamento on-line da evolução do plano – a operação da ferramenta foi detalhada na solenidade pela coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberta Queiros. Por fim, o Pró-Reitor apontou como outra novidade o maior alinhamento entre planejamento e execução orçamentária, algo que se refletirá no PDI.

O Reitor Henry Campos destacou a importância de a Universidade se manter forte mesmo em uma conjuntura conturbada pela qual passa o Brasil. "Apesar do momento político muito sombrio que vive o País, um dos mais tristes da nossa história, em que vemos a falência do sistema político e, em parte, do sistema judiciário, [a elaboração do PDI] é uma forma da Universidade fazer frente a esse mar de lama", disse o Reitor. Esse salientou a necessidade de o plano ser claro e objetivo, especialmente em relação aos aspectos em que a UFC precisa se aperfeiçoar. O Reitor agradeceu às pessoas que fazem o dia a dia da Universidade, afirmando ser "uma equipe de compromisso, união e espírito público".

Imagem: O Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, e o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, também estiveram presentes (Foto: Viktor Braga/UFC)O Vice-Reitor Custódio Almeida enfatizou a necessidade de a comunidade acadêmica abraçar o plano e, de fato, participar de elaboração e da execução do instrumento. "Apenas o planejamento estratégico não cabe na Universidade. É preciso falar também de planejamento participativo", disse, pontuando ainda que a Universidade não pode ser refém do mercado. "Precisamos de uma insistente busca de autonomia e liberdade, sendo que o PDI é uma oportunidade para isso. Vamos, então, engajar as pessoas e constituir um texto do qual a gente se orgulhe", conclamou.

PALESTRA – A solenidade contou ainda com uma palestra, por meio de videoconferência, do presidente no Brasil da consultoria Ernest & Young, Luiz Sérgio Vieira, ex-aluno da UFC, que falou sobre planejamento estratégico. O executivo discorreu sobre a necessidade de as organizações se adaptarem ante à complexa realidade do mundo. "Uma visão de futuro tem de ser mais abrangente, em um mundo em constante transformação, com velocidade e incerteza". Nesse cenário, avalia Vieira, a educação passa a ter papel ainda mais importante, sendo que as instituições de ensino devem refletir três pilares para promover melhor formação a seus estudantes: grade acadêmica, suporte ao aluno e promoção de boas experiências. "Os trabalhadores do futuro são adaptáveis e criativos ao resolverem problemas", concluiu.

Fonte: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Administração e Coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365