UFC é homenageada nos 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa

Imagem: Equipe da UFC recebe placa do secretário da Seduc, Idilvan Alencar, e da vice-governadora Isolda Cela (Foto: Assembleia Legislativa)"A escola deve ser um lugar para sonhar." A percepção de que a educação abre portas para um futuro mais digno, contida na fala da vice-governadora do Ceará, Isolda Cela, é um dos nortes do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC), do Governo do Estado, que comemorou 10 anos, no último dia 20, com várias homenagens a instituições parceiras.

A Universidade Federal do Ceará foi uma delas, por ter participado desde a idealização do Programa, quando ainda se chamava Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), até  sua execução em vários municípios do Estado.

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o Pró-Reitor de Graduação, Cláudio Marques; e as professoras Ana Paula de Medeiros Ribeiro e Isabel Ciasca, da Faculdade de Educação (Faced), representaram a UFC no evento, que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa. Eles receberam uma placa de agradecimento à Universidade, também entregue a outros parceiros presentes na solenidade.

Imagem: Representantes de instituições homenageadas compuseram o plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Assembleia Legislativa)Em entrevista, a vice-governadora, que atuou como secretária da Educação do Estado na época da criação do PAIC, lembrou que a UFC teve papel de protagonismo em pelo menos dois eixos do Programa: o de avaliação e o pedagógico. Segundo o Prof. Cláudio Marques, a Universidade coordenou o comitê que elaborou um diagnóstico da alfabetização nas escolas e, a partir daí, lançou sugestões que ajudaram na formatação do Programa.

Além disso, segundo Marques, a UFC também passou a atuar, a partir de 2006, na coordenação do eixo de avaliação, auxiliando os municípios a ganhar autonomia no monitoramento da execução e dos resultados do Programa. A atuação da Profª Amália Simonetti, do antigo Departamento de Economia Doméstica da UFC e do Núcleo de Desenvolvimento da Criança, também foi destacada tanto por Isolda Cela quanto por Cláudio Marques, no que se refere ao desenvolvimento da parte pedagógica do Paic.

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, agradeceu pelo reconhecimento da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) ao trabalho da Instituição. "O Programa tem o DNA da UFC. E continuamos parceiros da Secretaria para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino público. Desenvolvemos o ENEM na Escola, para facilitar a entrada de alunos da escola pública na Universidade; o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que nasceu na UFC e foi levado para as escolas; o mestrado profissional para professores da rede pública, entre muitos outros", destacou.

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, participou da mesa da solenidade (Foto: Assembleia Legislativa)O PROGRAMA – O Mais PAIC é considerado um dos responsáveis pela melhoria dos resultados da educação dos alunos da rede pública no Ceará. Foi criado, em 2007, com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Entre suas atividades estão a oferta aos municípios de formação continuada para professores e apoio à gestão escolar.

A partir de 2011, para expandir essas ações ao terceiro, quarto e quinto anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais PAIC – Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que, além da educação infantil e do primeiro ao quinto ano, passou a atender também do sexto ao nono ano nas escolas públicas cearenses.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fone: 85 3366 7331