Simpósio une pesquisadores e produtores rurais para discutir sustentabilidade no semiárido

Imagem: Mesa de autoridades acadêmicas na abertura do III SBRNSCom o objetivo de estimular a pesquisa acadêmica contextualizada à realidade local, teve início, nessa terça-feira (20), o III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (III SBRNS), reunindo pesquisadores brasileiros e internacionais e produtores rurais do sertão nordestino. O evento segue até esta quinta-feira (22), no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra, com ampla programação que inclui palestras, minicursos e mesas-redondas.

O evento traz, neste ano, o tema "Manejo de bacias hidrográficas em regiões semiáridas: potencialização da produção de água", temática considerada urgente diante da atual situação de insegurança hídrica no sertão. Na cerimônia de abertura, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Profº Antônio Gomes Filho, representando o Reitor Henry Campos, destacou a necessidade de a Universidade se debruçar sobre a realidade sertaneja. "É preciso de muita ciência para que esse ambiente seja habitado de forma menos insalubre, com melhores condições de vida para as pessoas".

A presidente do III SBRNS, Profª Eunice Maia de Andrade, defendeu a importância de se aproximar Academia e produtores rurais. "Não há nenhum dono da verdade. É preciso quebrar essa barreira, e esse é o objetivo do Simpósio. Por isso, estamos trazendo em todas as mesas um agricultor diferente, expondo a todos as suas práticas. A ciência precisa se debruçar sobre isso, precisa ver o que se passa de fato no semiárido", afirmou.

Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

O vice-presidente do Simpósio, Fernando Ferreira Lopes, falou da busca da harmonia entre o homem e os recursos naturais. Ele é pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa), grupo responsável pela realização do evento. "Precisamos atentar a um novo modelo de manejo dos recursos hídricos, um manejo sustentável, observando suas potencialidades e fragilidades", reforçou.

Imagem: Timothy J. Finan, professor da Universidade do Arizona, nos Estados UnidosA cerimônia de abertura contou com palestra "Transições e transformações no semiárido cearense: como construir uma sociedade resiliente?", de Timothy J. Finan, professor da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Desde 1970, Finan realiza estudos no interior do Estado do Ceará, pesquisando as secas locais e a temática da segurança alimentar.

O professor falou sobre alguns dos resultados de seus estudos e sobre as mudanças na realidade do sertão cearense nesse período. "Na época em que cheguei aqui, falava-se em como combater a seca, como confrontar a natureza para superar isso. Na década de 1990, contudo, passou-se a pensar na convivência com o semiárido", comparou. Segundo ele, é preciso trabalhar um manejo de água e solo de forma a incluir o homem do campo, para melhorar sua qualidade de vida. "O valor do semiárido não está em sua potencialidade econômica, mas em manter essa região sustentável", analisa.

A cerimônia foi finalizada com o lançamento do livro Semiárido e o manejo dos recursos naturais, organizado pela Profª Eunice Maria de Andrade e por Omar Jesus Pereira e Francisco Eden Rocha Santos. A publicação traz referências técnicas para engenheiros agrônomos extensionistas, técnicos agrícolas e sertanejos sobre convivência sustentável com o semiárido.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331