Escola de Altos Estudos discute gestão de ecossistemas costeiros e mudanças climáticas globais

Imagem: Foto da mesa do eventoNa tarde da última sexta-feira (23), o auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, recebeu as atividades do terceiro dia da Escola de Altos Estudos, iniciadas na quarta (21).

Com o tema "Gestão de ecossistemas costeiros frente às mudanças globais: teoria e prática desde a interdisciplinaridade", a escola tem como o público-alvo alunos de mestrado e doutorado e pesquisadores de áreas afins, como Geografia, Geologia, Oceanografia, Economia e Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Entre os principais assuntos abordados estão os modelos de conservação e uso sustentável dos recursos marinhos e os protocolos de adaptação implementados por Estados costeiros em face do atual contexto de mudanças climáticas e de aquecimento global. Sob a direção do Prof. Jeovah Meireles, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, a Escola de Altos Estudos é financiada com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e conta com a parceria do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC.

De acordo com Marcelo de Oliveira Soares, docente do Labomar e um dos organizadores do projeto, "a Escola de Altos Estudos é uma política da CAPES de promover cursos intensivos e avançados com professores de renome internacional. Essa chamada é anual, e todas as universidades do Brasil concorrem entre si, através de um edital. Neste ano são seis escolas, e uma delas está aqui na UFC, através da parceria com a Geografia e o Labomar. Essa escola tem duração de um mês e acaba em 20 de julho".

A realização desse projeto se encaixa em um dos eixos principais do planejamento estratégico da Universidade, a internacionalização, com ênfase no fortalecimento das pesquisas em desenvolvimento, na ampliação das oportunidades de mobilidade acadêmica e de estágios no exterior e na publicação de artigos científicos em revistas especializadas. "As Escolas de Altos Estudos ajudam a construir projetos futuros para o avanço na pesquisa com financiamento compartilhado entre os países envolvidos. Isso é muito importante para a melhoria científica e nossa projeção internacional", explica a Profª Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar.

É a segunda vez que ações dessa natureza vêm para a capital cearense, com a presença de professores visitantes estrangeiros, após a edição anterior em 2016 ter tratado dos impactos nas zonas costeiras do Nordeste brasileiro, segundo Adryane Gorayeb, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Ppgeo) da UFC. O Ppgeo recebeu o conceito 5 na última avaliação da CAPES pelo quadriênio 2013-2016, e a internacionalização é uma das estratégias para elevar o nível acadêmico do programa para os próximos anos. "É importante ressaltar que o único programa de Pós-Graduação em Geografia do Brasil que foi contemplado pelo Edital das Escolas de Altos Estudos da CAPES foi daqui do Ceará, entre 64 cursos de universidades nacionais", comemora.

Na ocasião, houve uma palestra da Profª Patrizia Ziveri, da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), sobre a acidificação dos oceanos e o impacto desse processo na biodiversidade marinha, particularmente nas barreiras de corais e no plâncton. Ainda nesta edição da Escola de Altos Estudos, estão previstas palestras com o Prof. Sergio Rossi, da Universidade de Salento (Itália), e com a Profª Isabel Ruiz Mallén, da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha).

Fonte: Profª Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar – fone: 85 3366 7001