UFC comemora 62 anos com música nos jardins da Casa de José de Alencar

Imagem: Banda Sinfônica da UFC (Foto: Bárbara Duarte/UFC) A Casa de José de Alencar (CJA) reuniu em seu jardim, na manhã do último domingo (25), um público diverso para a comemoração do 62º aniversário de instalação da Universidade Federal do Ceará. O evento Jardim Musical é uma edição especial do Circuito UFC-Arte realizado pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) e contou com a apresentação de seis grupos musicais.

Veja mais fotos do evento no Flickr da Secult-Arte

Prof. Erwin Schrader, vice-diretor da Secult-Arte, abriu o evento dando as boas-vindas ao público, formado também por servidores da UFC, e destacou entre as ações desenvolvidas pela Secult-Arte o Circuito UFC-Arte e o Programa de Promoção da Cultura Artística. A primeira atração da manhã foi a Camerata de Cordas da UFC, seguida do quarteto de madeiras 4 em Foco.

Os corais também tiveram destaque na programação, com apresentação do Coral do ICA e do Coral da UFC ‒ que completará, em 2 anos, seis décadas de criação. O Prof. Elvis Matos, diretor da Secult-Arte, destacou que o movimento da música existe desde a fundação da Universidade e justificou a escolha do lugar do evento comemorativo, a Casa de José de Alencar.

“Quando a gente vem para debaixo das mangueiras, a gente está dizendo que a música precisa ser aberta, em todos os sentidos, no sentido estético e no sentido do acesso, da democracia. Tudo tem o seu lugar e todos os lugares são lugares de música”, ressaltou.Imagem: Reitor disse que história da UFC se confunde com a história da arte no Ceará (Foto: Bárbara Duarte/UFC)

O Reitor Henry Campos também marcou presença no evento e destacou os cursos de música da UFC em Fortaleza, em Sobral e na Universidade Federal do Cariri (UFCA) na história dos 62 anos da Universidade. “A história da UFC se confunde com a história da música, com a história da arte no nosso estado”, afirmou. Ele aproveitou o momento para confraternizar e chamou à frente as pessoas que fizeram parte dessa história, como Catherine Furtado, Erwin Schrader, Gerardo Vieira, Izaira Silvino, Elvis Matos, Filipe Ximenes e o Vice-Reitor Custódio Almeida.

O público vibrou bastantImagem: Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (Foto: Bárbara Duarte/UFC)e com a apresentação da Banda Sinfônica da UFC e do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada. Este último finalizou o evento com um momento de interação com os presentes, chamando todos para dançar coco. Durante as apresentações, também ocorreram a feira de artesanato da CJA e a intervenção do artista Levi Mota Muniz, que fez quatro pinturas alusivas à UFC. O evento realizado pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) teve apoio da Casa de José de Alencar e do Curso de Música da UFC.

Confira a reportagem do UFCTV sobre o Jardim Musical

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 3366 7331