Procurar no portal

Vídeo da Pós-Graduação em Enfermagem é 1º lugar em evento no Canadá

Imagem: O vídeo foi apresentado na última semana, e premiado no sábado (24) (Foto: Reprodução da Internet)O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS), vinculado à Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará, foi destaque no 42º encontro anual da Associação Internacional de Uroginecologia, no Canadá.

Na ocasião, a UFC apresentou o vídeo educativo Vamos testar o pessário?, que ganhou o prêmio de primeiro lugar na categoria Prolapso de Órgãos Pélvicos. O Encontro é um dos mais prestigiados do mundo na área.

A entrega do prêmio ocorreu no último sábado (24). O vídeo orienta mulheres que têm indicação ao uso do pessário – e que possuem contraindicação para cirurgia ou estão na fila de espera do procedimento – sobre a adesão ao tratamento.

O pessário é um dispositivo utilizado para tratar o prolapso de órgãos pélvicos, que é quando a musculatura da pelve não funciona de forma adequada e, portanto, ocorre a descida de um ou mais dos seguintes compartimentos: parede vaginal anterior, parede vaginal posterior, útero ou cúpula vaginal, causando problemas como incontinência urinária e fecal.

O vídeo foi desenvolvido por ocasião da dissertação de Karine de Castro Bezerra, com orientação da Profª Mônica Oriá e co-orientação da Profª Camila Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Durante a construção e validação, o vídeo foi avaliado por enfermeiros, fisioterapeutas e ginecologistas de instituições como UFC, PUC, Unifesp e USP.

Imagem: Da esquerda para a direita: a chair do evento, o Prof. Leonardo Bezerra (FAMED/UFC), o Prof. Ananias Vasconcelos Neto (HGF/MEAC) e a Profª Camila Vasconcelos (DENF/UFC) (Foto: divulgação)De acordo com a Profª Mônica, o vídeo educativo já está sendo exibido na sala de espera do ambulatório de Uroginecologia do Hospital Geral de Fortaleza, para orientar as mulheres sobre essa opção terapêutica. De acordo com a docente, a adesão ao tratamento aumentou consideravelmente.

A autora da dissertação que proporcionou a produção do vídeo, Karine Bezerra, atualmente cursa o doutorado em Enfermagem na UFC, desenvolvendo um ensaio clínico a partir de um aplicativo, também produzido pelo NEPPSS, para promover a continência urinária em mulheres.

Durante o Encontro no Canadá, foram apresentados 56 trabalhos da América Latina, dos quais 26 tem autoria de pesquisadores brasileiros. Destes, nove trabalhos são de cearenses. O evento é promovido pela  Associação Internacional de Uroginecologia, uma organização internacional sem fins lucrativos cuja missão é buscar o avanço do conhecimento uroginecológico em todo o mundo.

A base internacional da sociedade inclui representação de 70 países, com cerca de 3 mil membros, que permite a pronta disseminação de novas ideias em todo o mundo.

Fonte: Profª Mônica Oriá, da Pós-Graduação em Enfermagem da UFC – fone: 85 3366 8454

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300