Ofertados cursos de saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas e da Pessoa Idosa

Imagem: Cartaz do cursoO Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Universidade Federal do Ceará e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) recebem inscrições, até 30 de novembro, para nova oferta do curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas e do curso Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

Ofertado na modalidade EaD on-line, o curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas tem carga de 45 horas e dará direito a certificação. A primeira oferta aconteceu em 2015. Ao todo, mais de 15 mil vagas já foram abertas nacionalmente, capacitando profissionais que lidam com as populações-alvo do curso.

O projeto leva em consideração a Portaria Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e visa contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais de saúde que atuam com essas populações. A ideia é incorporar práticas de cuidado à saúde no processo de trabalho desses profissionais, considerando os determinantes sociais da população atendida.

O conteúdo das aulas está dividido em três módulos. A primeira unidade aborda os modos de vida e a situação de saúde dessas populações. A segunda unidade leva em consideração aspectos de vigilância e da promoção da saúde. Na terceira unidade, discutem-se a atenção à saúde e às práticas de cuidado.

Cinco mil vagas estão disponíveis para todo o País. O público-alvo são os profissionais de saúde atuantes da atenção básica, mas também podem participar demais interessados no tema, independentemente da área de formação. Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário on-line. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 15% da população brasileira reside em localidades rurais. Além disso, diversos estudos apontam que as condições de saúde das pessoas que vivem ou trabalham no campo são mais precárias se comparadas com as da população urbana, especialmente no que se refere às limitações de acesso aos serviços de saúde e às deficiências em saneamento ambiental. Isso também ocorre com outras populações que têm seus modos de vida e produção relacionados com a terra, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e raizeiros.

Imagem: Cartaz do cursoATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA – O curso Atenção à Saúde da Pessoa Idosa também é totalmente gratuito e pretende fornecer conhecimentos necessários para executar ações de prevenção e promoção da saúde, hierarquização da demanda e do cuidado e abordagem dos principais problemas que afligem os idosos, considerando as ações da Atenção Básica.

São também 5 mil vagas abertas para todo o País. A capacitação é voltada exclusivamente para médicos, preferencialmente atuantes na Atenção Básica. Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário on-line. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado.

Serão abordadas sete temáticas diferentes: Promoção da Saúde no Envelhecimento; Prevenção no Envelhecimento; Nutrição, Perda de Peso Involuntária; Avaliação da Estabilidade Postural e Prevenção de Quedas; Avaliação Global da Pessoa Idosa; Agravos na Saúde do Idoso e Linhas de Cuidado ao Idoso. São 60 horas-aula e, no caso de o cursista realizar a avaliação final e obter aproveitamento de pelo menos 70%, será dada certificação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nuteds – fone: 85 3366 8055