Prof. Ciro Nogueira Filho assume como Pesquisador Institucional da UFC

Imagem: Prof. Ciro Nogueira Filho (Foto: Davi Pinheiro/UFC)O Assessor Especial do Gabinete do Reitor, Prof. Ciro Nogueira Filho, assumiu na última sexta-feira (23) a função de Pesquisador Institucional da Universidade Federal do Ceará. O posto era antes ocupado pelo Prof. Augusto Albuquerque, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Administração (Proplad).

"Acredito que o investimento dessa função para o Prof. Ciro vai ser muito importante porque passa a existir uma maior estrutura para que o pesquisador institucional faça o seu trabalho. Quer dizer, vai ser possível analisar os dados do censo da educação, perceber o que os dados nos dizem. A maioria das instituições não têm um PI full time, ou então é alguém muito operacional, mas na UFC não, vai ser uma pessoa de experiência, com inserção nas áreas, vai saber conduzir e achar soluções. Então com essa estrutura, esse tempo maior que o pesquisador institucional passa a ter na UFC, vai dar oportunidade da gente trazer melhorias para a instituição", avalia o Prof. Augusto Albuquerque.

A função acadêmica de Pesquisador Institucional existe na UFC desde 1999 e era vinculada à antiga Pró-Reitoria de Planejamento. Com a fusão dessa pasta com a da Administração, o cargo passa a ser vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor, dialogando com todas as pró-reitorias.

Dentre as atribuições do Pesquisador Institucional, estão a de acompanhar os processos de avaliação externa, recredenciamento e criação de cursos, dialogar com a Comissão de Avaliação Permanente sobre a avaliação interna e, ainda, participar da coordenação de atividades como o Censo da Educação Superior e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A função impacta na gestão da Universidade. "O Pesquisador Institucional tem uma visão ampla, uma visão do todo, através de um acompanhamento sistêmico das atividades-fim de ensino, pesquisa e extensão. Todos os processos avaliativos internos e externos são acompanhados. O Pesquisador fica com uma radiografia do que se precisa melhorar", explicou o Prof. Ciro.

Na terça-feira (27), ele participou da primeira reunião de trabalho na nova função, para tratar sobre o Enade 2017, junto com equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Proplad e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938