Pós em Arquitetura, Urbanismo e Design faz palestras com docentes de Illinois e da UFRN

Imagem: Cartaz do eventoO Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAUD) da Universidade Federal do Ceará promove, nos dias 3 e 4 (segunda e terça-feira), dois eventos que discutem aspectos importantes da área, baseados em pesquisas acadêmicas.

Na segunda-feira (3), ocorre o lançamento do livro Arquitetura de grife na cidade contemporânea: tudo igual, mas diferente, de autoria do Prof. Márcio Valença, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O lançamento, que será precedido de palestra homônima, ocorre no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Av. da Universidade, 2890, Benfica). O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.

O livro do Prof. Valença trata do papel transformador da arquitetura de grife no desenvolvimento das cidades contemporâneas, utilizando como exemplos as cidades de Bilbao, Kuala Lumpur, Hong Kong e Londres.

Na terça-feira (4), às 17h, é a vez da palestra "Insurgência, planejamento e urbanismo humano", a ser proferida pela Profª Faranak Miraftab, da Universidade de Illinois (Estados Unidos). O evento ocorre no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

Imagem: Cartaz do eventoDe acordo com a organização, a professora discorrerá sobre: a teoria do planejamento urbano com uma perspectiva global, o papel dos movimentos sociais pelo direito à cidade e a necessidade de se elaborarem novos paradigmas de planejamento urbano, capazes de construir cidades mais humanas. A palestra é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

A visita da Profª Faranak à UFC tem também o objetivo de iniciar as atividades de uma pesquisa colaborativa  entre o PPGAUD e o Departamento de Planejamento Urbano e Regional da Universidade de Illinois sobre a temática de planejamento insurgente.

OS PALESTRANTES – A pesquisa de Faranak Miraftab, urbanista da globalização, está situada na interseção entre geografia, planejamento e estudos feministas, utilizando estudos de caso e metodologias etnográficas. Nativa do Irã, a pesquisadora concluiu a graduação na Faculdade de Belas Artes (College of Fine Arts) da Universidade de Teerã (Tehran University). Obteve o título de mestre em Arquitetura no Instituto Tecnológico da Noruega (Norwegian Institute of Technology), em Trondheim, e completou o doutorado na Universidade da Califórnia (University of California), em Berkeley.

Márcio Valença é professor titular do Departamento de Políticas Públicas da UFRN e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da mesma instituição. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Urban and Regional Studies pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, e doutorado em Geography/Urban and Regional Studies pela mesma universidade.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.