Parque Rachel de Queiroz terá trechos em área do Campus do Pici; Seuma apresenta projeto

Imagem: Reunião aconteceu no gabinete do Reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)O projeto do Parque Rachel de Queiroz, que terá três trechos passando pelo Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (29) ao Reitor Henry de Holanda Campos, que recebeu, em seu gabinete, a arquiteta Águeda Muniz, Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, e sua equipe. Duas representantes do Banco Mundial também participaram do encontro.

O Prof. Henry Campos garantiu que a UFC tem grande interesse em colaborar com a implantação do parque por acreditar que trará benefícios à área da Instituição por onde for implantado. Observou, no entanto, que alguns pontos devem ser analisados pelas duas partes, tais como a despoluição do Açude Santo Anastácio, a comunidade de 61 famílias instaladas em terras da Universidade e o gradil a ser edificado ao longo do riacho do Centro de Ciências Agrárias.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

A secretária Águeda Muniz se comprometeu a preparar uma minuta do acordo de cooperação entre Prefeitura e UFC, detalhando as demandas da Universidade, a fim de que seja analisada pelo Conselho Universitário.

Também participaram da audiência o Prof. Marcus Vale, diretor da Seara da Ciência, acompanhado do colaborador, o astrônomo Demerval Carneiro. Eles fizeram exposição da proposta de um planetário em algum ponto no qual o Parque Rachel de Queiroz fará interseção com o Campus do Pici. A ideia é reproduzir o sistema solar com todos os planetas, com distâncias e tamanhos proporcionais, bem como instalar telescópios newtonianos ao longo do parque.

Imagem: Reunião aconteceu no gabinete do Reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)O Parque Rachel de Queiroz será implantado nas áreas das Regionais I e III, que compreendem 14 bairros e cerca de 250 mil pessoas. O projeto  tem 19 trechos (o trecho 4 já está implantado) e pela UFC passarão os de 8 a 10. Para Manuela Monteiro, técnica do Banco Mundial responsável pelo andamento do convênio entre a instituição financeira e a Prefeitura, o projeto do parque é "fácil de apoiar" pela abrangência social e ambiental que representa. Ela admitiu que cada trecho "tem um DNA próprio que será respeitado".

Uma nova reunião foi agendada para o dia 12 de julho, às 9h, com os diretores dos centros de Ciências Agrárias, de Tecnologia e de Ciências da UFC, na Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, no Campus do Pici.

PARTICIPANTES – Além do Reitor Henry Campos e da secretária Águeda Muniz, estavam presentes à reunião Manuela Monteiro e Beatriz Puig, do Banco Mundial; Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais; André Arraes, gerente da Célula de Planejamento e Recursos Naturais, e Jorge Verçosa, coordenador do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (todos da Seuma), bem como o Prof. Ademar Gondim, titular da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fones – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938