Observatório de Políticas Públicas da UFC recebe artigos para publicação

Imagem: O observatório realiza análises sistemáticas de conjuntura nos campos da economia e das finanças públicas, priorizando o Ceará nos contextos nordestino e brasileiro (Foto: Divulgação)O Observatório de Políticas Públicas (OPP), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, convida a comunidade acadêmica, além de pesquisadores, profissionais de instituições da sociedade civil, interessados na publicação de estudos, pesquisas, análises e avaliações das políticas públicas implementadas no Brasil e Ceará, para colaborar nos Cadernos de Conjuntura Econômico-financeira e Cadernos de Políticas Ambientais e Sociais, lançados no blog do programa.

Os interessados podem enviar análises e artigos (valendo até mesmo conclusões bem elaboradas de pesquisas, dissertações e teses) para a coordenação do OPP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Devem indicar uma das áreas sugeridas abaixo para divulgação, com a identificação do(s) autor(es) e, facultativamente, a formação e instituição a qual pertence(m).

O coordenador do OPP, Prof. Fernando Pires, observa que os textos devem ter até 25 páginas, com a formatação oficial exigida em publicações acadêmicas, conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As áreas sugeridas são as seguintes:

Conjuntura econômico-financeira (CCEF): Análises sobre desenvolvimento econômico, planos econômicos de governo, investimentos, evolução de indicadores macroeconômicos conjunturais (mercado de trabalho, emprego, desemprego, inflação, crescimento), finanças públicas, políticas fiscais, dívida pública, orçamento público, receitas, despesas etc.

Políticas ambientais e sociais (CPAS): Proteção social, saúde, previdência, assistência, educação e cultura, saneamento básico, degradação ambiental, questões urbanas e rurais etc.

O Prof. Fernando Pires ressalta que essa classificação de temas sugeridos é mais por uma questão didática e "não se fundamenta numa visão compartimentalizada da problemática que permeia a sociedade como um todo".

BASE DE DADOS – O professor explica que os textos recebidos vão atender ao objetivo da coordenação do OPP e colaboradores mais diretos de realizar "análises sistemáticas de conjuntura nos campos da economia e das finanças públicas, priorizando sempre a situação do Estado do Ceará nos contextos nordestino e brasileiro".

Para isso, estão estruturando "um banco de dados socioeconômicos a partir de séries temporais de variáveis e indicadores mais relevantes que permitam estudos e análises globais e setoriais com vistas a qualificar comportamentos recentes e tendências de transformações a longo prazo". A intenção, segundo ele, é que no "próximo semestre a base de dados e outras informações já estejam disponíveis para estudiosos e o público em geral, com fácil acesso e compreensão".

Fonte: Prof. Fernando Pires, coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.