Novos servidores da UFC tomam posse em solenidade no Seminário de Ambientação

Imagem: Posse aconteceu no Auditório Luiz de Gonzaga, na área 3 do Centro de Humanidades (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, deu posse a 16 novos servidores docentes e técnico-administrativos no final da manhã da última sexta-feira (7), no Auditório Luiz de Gonzaga (área 3 do Centro de Humanidades), como parte da programação do Seminário de Ambientação promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Dirigindo-se aos servidores, o Reitor parabenizou os "novos colegas" e afirmou que se ingressaram na UFC foi por mérito próprio.

"Nossos processos seletivos são muito sérios e vocês vêm se juntar ao que há de melhor na inteligência do Ceará. Não que não exista inteligência em outros locais, mas o que há de melhor na inteligência do Ceará se encontra na Universidade Federal do Ceará, que é hoje uma das maiores e melhores universidades do País", destacou o Reitor. Explicou que, em alguns rankings nacionais, a UFC aparece em 5º lugar, entre as públicas, sendo a primeira universidade do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a terceira do País em depósito de patentes.

Veja outras imagens da posse no Flickr da UFC

O Reitor destacou que faz questão de, pessoalmente, dar posse aos aprovados nos  concursos da Instituição, o que nos últimos anos vem sendo ato rotineiro. Para  ele, isso significa um acelerado processo de renovação dos recursos humanos na UFC. "Nosso quadro de docentes foi renovado em mais de 40% e nosso quadro de servidores técnico-administrativos também anda mais ou menos nesse número".

Imagem: Posse aconteceu no Auditório Luiz de Gonzaga, na área 3 do Centro de Humanidades (Foto: Ribamar Neto/UFC)Acentuou que os novos servidores vão entrar numa instituição que é um ambiente muito diverso e plural, e que é um exercício diário conviver com essa diversidade, com o desafio do respeito às diferenças. "A grande riqueza da universidade está exatamente aí, em seu pluralismo. Nas opiniões diversas muitas vezes conflitantes, mas é isso que enrique o ambiente acadêmico".

Os técnico-administrativos, especialmente, ressaltou o Reitor, encontrarão muitas oportunidades de desenvolvimento profissional, com a política da Progep de apoiá-los a fazer cursos de mestrado e doutorado. "Para os docentes esse já é um caminho mais natural", afirmou.

Como parte do Seminário de Ambientação, o Reitor procedeu a uma apresentação de dados sobre a UFC, como histórico, missão, estrutura organizacional, áreas físicas na capital e interior, cursos de graduação e pós-graduação presenciais e semipresenciais, ações de extensão e assistência estudantil,  atividades dos grupos de pesquisa, ampliação das relações internacionais, comunicação interna e externa, equipamentos e atividades culturais, entre outros destaques que demonstram a grandeza da Universidade, a qual reúne uma comunidade de cerca de 70 mil pessoas.

Também estavam presentes à solenidade, a pró-reitora de Gestão de Pessoas,  Marilene Feitosa; o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Faculdade de Medicina, Prof. Odorico de Moraes; o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Nonato Lima, além de servidores docentes e técnico-administrativos, familiares e amigos dos empossados.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7390