Mesa-redonda discute atualidade dos ideais da Revolução Francesa, nesta sexta (14)

Imagem: A Revolução Francesa foi um período de grande embate entre a burguesia ascendente e a nobreza, que sustentava o regime absolutista (Imagem: Divulgação)O projeto de extensão Francoculture – Journées de la Culture Francophone realiza, nesta sexta-feira (14), sua última atividade deste semestre letivo, com a mesa-redonda "Liberté, égalité, fraternité no século XXI", que faz referência aos ideais basilares da Revolução Francesa.

O evento, aberto ao público e sem necessidade de inscrição, ocorre no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica), a partir das 10h.

Participarão como debatedores o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará e docente do Curso de Filosofia, que falará sobre "A gestação da alteridade nos ideais da revolução"; o Prof. Antônio Luiz Macêdo, do Departamento de História, abordando "Tempo e revolução"; e o Prof. David Oliveira, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), que discorrerá sobre "Revolução Francesa: reflexos jurídicos e discursivos no mundo atual". A mediação será feita pelo Prof. Roterdan Damasceno, da Casa de Cultura Francesa da UFC.

O encontro se realiza no aniversário de um dos principais acontecimentos da Revolução Francesa, a Queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, em Paris.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, da Casa de Cultura Francesa da UFC – fone: 85 3366 7636