Secretária de Saneamento e Recursos Hídricos de SP palestra hoje (20) na UFC

Imagem: Açude Castanhão, um dos mais importantes do Ceará (Foto: Viktor Braga/UFC)A questão hídrica, um dos principais temas na agenda de discussões do planeta, está na pauta do Colégio de Estudos Avançados da Universidade Federal do Ceará (CEA), que promove, nesta quinta-feira (20), o debate "Segurança hídrica e qualidade de vida". O evento, que ocorre às 10h, no auditório da Reitoria, e que é aberto ao público, é o segundo da série de conferências Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte, realizada pelo CEA.

O painel de debate abordará a relação entre natureza e desenvolvimento, tendo como mote a questão da água/recursos hídricos. Problemas relacionados à escassez e qualidade da água deixaram de ser uma questão local e, agora, possuem inter-relações em escala global, que precisam ser reconhecidas e demandam novos conhecimentos e instrumentos.

Para discutir o tema, foi convidada a Profª Mônica Ferreira do Amaral Porto, doutora em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003) e atual secretária-adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; e o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, coordenador do recém-criado Núcleo de Pesquisa em Águas Subterrâneas da UFC e pós-doutor na área de Climatologia pela Universidade de Columbia-Nova Iorque.

O COLÉGIO – O CEA foi inaugurado, na UFC, em outubro de 2016. É dirigido pelo Prof. César Barreira, do Departamento de Ciências Sociais, e tem como proposta criar um ambiente de estudos avançados de caráter multidisciplinar voltado para a discussão pública de temas científicos, tecnológicos, sociais, culturais e econômicos contemporâneos. Mais informações podem ser obtidas no site do CEA.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados da UFC – fone: 85 3366 9218