Divulgado resultado do edital do PIBIC; orientadores devem indicar bolsistas até o dia 24

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará divulgou, na Plataforma Ícaro Moreira, o resultado da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Foram disponibilizadas 778 bolsas, no valor de R$ 400,00 cada uma, pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela própria UFC.

Os professores orientadores que tiveram bolsas aprovadas deverão indicar, até 24 de julho, os nomes dos estudantes que irão recebê-las, a fim de que eles sejam incluídos na folha de pagamento do mês de agosto. A indicação deve ser feita na Plataforma Ícaro Moreira.

Segundo a PRPPG, um total de 1.441 bolsas foi solicitado pelos docentes, sendo  aprovados no mérito 1.387 desses pedidos. Como não há recurso para toda a demanda, as 778 bolsas remuneradas disponíveis foram distribuídas por ordem de classificação, seguindo os critérios descritos no Edital nº 03/2017. A pontuação e posição de cada orientador estão disponíveis na aba Projeto da Plataforma.

Professores que tiveram pedido aprovado no mérito mas não foram selecionados poderão indicar bolsistas como voluntários. Existe a expectativa de que a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) conceda bolsas de iniciação nos próximos meses. Caso se confirme esse cenário, serão contemplados os projetos seguindo a ordem de classificação dos pesquisadores avaliados.

DETALHES – O PIBIC é o principal programa de iniciação científica da Universidade, resultado de convênio entre a UFC, o CNPq e a Funcap. Conforme o Edital nº 03/2017, foram alocadas as 778 bolsas remuneradas, sendo 578 do CNPq e 200 da UFC. Do total, 36 bolsas foram reservadas para os campi do Interior.

O perfil de distribuição percentual de bolsas por área do conhecimento não sofreu alterações significativas em relação ao ano passado (máximo de variação foi de 1%). A distribuição pode ser vista no seguinte gráfico:

Imagem: Distribuição de bolsas PIBIC por área do conhecimento (Imagem: PRPPG/UFC)

A Pró-Reitoria afirma, ainda, que a demanda por bolsas do PIBIC tem aumentado ao longo dos anos, passando de cerca de 850, em 2009, a 1.441, em 2017. A série histórica pode ser conferida na figura abaixo:

Imagem: Evolução da demanda de bolsas PIBIC (Imagem: PRPPG/UFC)

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943