UFC é a 39ª melhor da América Latina, aponta ranking britânico Times Higher Education

Imagem: Esta é a segunda vez em que o THE avalia instituições da América Latina em um ranking separado (Imagem: divulgação)A Universidade Federal do Ceará destaca-se entre as melhores universidades da América Latina, ocupando a 39ª posição, na edição 2017 de um dos mais importantes e prestigiados rankings internacionais de universidades, o britânico Times Higher Education (THE).

Ao lado da UFC, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que aparece na 26ª posição, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na 55ª, são as únicas federais do Nordeste a figurar na relação, que menciona, no total, 81 instituições de ensino superior, consideradas as melhores dessa parte do continente.

"É um ranking de muito prestígio que abrange toda a América Latina e avalia instituições antiquíssimas de países como Chile, Argentina, México. Estar nessa lista significa que a UFC faz parte do circuito internacional de excelência universitária", afirmou o Vice-Reitor da UFC em exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida.

Divulgadas na última quinta-feira (20), as informações da publicação britânica revelam que o Brasil, no topo da lista com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aparece com 18 universidades no ranking, maior número entre os países analisados. Essa é a segunda vez que o THE faz o levantamento apenas com instituições de ensino e pesquisa da região.

CRITÉRIOS – O ranking considera os seguintes itens: ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume de publicações, reputação dos periódicos nos quais a instituição publica etc.), citações, internacionalização e transferência de conhecimento. O resultado da UFC foi puxado, principalmente, pelos itens ensino, cuja nota foi 53,5, e citações, com pontuação 53,9.

Todos os detalhes do desempenho da UFC podem ser vistos no site do THE.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331