"Contos do Pici" reúne histórias do campus em narrativa transmidiática

Imagem: O projeto põe em evidência espaços que, na correria do dia-a-dia, podem passar despercebidos (Foto: Mayara Queiroz/Divulgação)Alunos do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará realizaram, em 2017.1, produção transmidiática a partir de contos inspirados em diferentes localidades do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A proposta surgiu como trabalho final da disciplina Redação para Mídias Digitais, ministrada pela Profª Andrea Pinheiro. Também participaram da produção alunos dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda da UFC.

A professora explica que "o projeto nasceu do desejo de realizar uma produção coletiva que reunisse em uma só atividade toda a turma. Uma votação no grupo da disciplina no Facebook, em que os próprios alunos puderam defender suas ideias, foi o ponto de partida para a decisão do que seria o trabalho final. A partir daí todas as fases foram decididas de forma coletiva. A turma visitou alguns locais do campus pouco conhecidos e desenvolveu contos individuais cujo objetivo era juntá-los através de alguma transmídia".

Citando Henry Jenkins (2009), um dos pesquisadores de referência da comunicação digital, ela esclarece que "a narrativa transmídia é aquela que se desenrola através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo". Na produção, foram elaborados materiais com linguagens textuais diversas, como cartazes, vídeos, perfis e postagens em redes sociais, áudios e conversas de Whatsapp, tumblrs, página wiki, zine, entre outros.

Na avaliação da Profª Andrea Pinheiro, "como resultado dessa experiência, os alunos puderam ressignificar suas relações com o local onde estudam, além de refletir sobre os espaços de convivência em seus cursos e ainda sobre o papel do professor como mediador de produções coletivas em sala de aula". Ela acrescenta que a disciplina voltará a ser ofertada no semestre 2017.2 e o próximo tema a ser explorado será decidido com a turma.

O link para o projeto completo está disponibilizado na plataforma Medium. Todo o processo também foi registrado em um documentário feito pela própria turma, intitulado Contos do Pici – narrativas transmidiáticas no campus, que pode ser conferido a seguir:

Fontes: Profª Andrea Pinheiro, do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9427 / João Everton, aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais – fone: 85 99728 9503