Reitor assina participação da UFC em Comitê do Pacto Ceará Sustentável

Imagem: Reitor Henry Campos assinou, no Palácio da Abolição, o Termo de Adesão ao Comitê do Pacto Ceará SustentávelO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, assinou, na manhã de quarta-feira (2), no Palácio da Abolição, o Termo de Adesão ao Comitê do Pacto Ceará Sustentável, uma iniciativa do Governo do Estado que visa elaborar políticas interinstitucionais e coordenar ações nos seguintes eixos: meio ambiente, convivência com o semiárido, recursos hídricos, saneamento básico e energias renováveis.

"Quero assegurar que as diretrizes do Pacto são muito caras à academia. São áreas nas quais a UFC e nossos pesquisadores têm excelência. Agradecemos a oportunidade que o governo dá às Universidades para colaborar. Estamos todos alinhados com o projeto de desenvolvimento do Estado", afirmou o Reitor, durante o discurso na sede do Executivo.

Ele destacou, ainda, a importância do planejamento de médio e longo prazos como estratégia de desenvolvimento e o avanço do diálogo entre a UFC e o Governo do Estado. O governador do Ceará, Camilo Santana, por sua vez, chamou a atenção para as possíveis contribuições que o meio acadêmico podem dar na elaboração do Pacto, com "pesquisas e estudos, que às vezes a gente nem conhece, e que poderão ser agregados".

Veja outras imagens da solenidade no Palácio da Abolição no Flickr da UFC

Na UFC, vários projetos são desenvolvidos, em departamentos como o de Geografia, de Engenharia Hidráulica e Ambiental, de Engenharia de Energias e Meio Ambiente, dentre outros, com foco na sustentabilidade. Em junho deste ano, a UFC criou o Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas, com o objetivo de ampliar a estrutura de pesquisa sobre o sistema hídrico. Além disso, cursos de pós-graduação como o Mestrado em Engenharia Rural e o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente são berço de várias pesquisas sobre o tema.

Imagem: Em discurso, Reitor destacou, ainda, o avanço do diálogo entre a UFC e o Governo do Estado (Foto: Jr. Panela/UFC)O PACTO – Além da UFC, cerca de 40 instituições integram o Comitê do Pacto Ceará Sustentável, que desenvolverá programas, projetos e ações integradas, definidos em plano de trabalho, na perspectiva do Plano de Desenvolvimento Ceará 2050.

Em sua estrutura, possui um Comitê Gestor, do qual são integrantes o governador Camilo Santana,o presidente da Assembleia Legislativa e os(as) dirigentes dos órgãos participantes; uma Secretaria Executiva e cinco Grupos Técnicos Setoriais: de recursos hídricos; de meio ambiente; de energias renováveis; de saneamento e drenagem, e de convivência com o semiárido.

Dentre suas competências, estão a de estabelecer diretrizes para a promoção de ações de conservação e recuperação da caatinga e demais biomas e ecossistemas terrestres e aquáticos, para o enfrentamento e mitigação dos efeitos de mudanças climáticas, além de aprovar, acompanhar e apoiar os processos de formulação e implantação de ações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331