Reitor anunciará desempenho da UFC em avaliação do MEC e dois novos centros de pesquisa

Imagem: O Reitor Henry Campos receberá a imprensa nesta sexta-feira (Foto: Viktor Braga/UFC)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, convida a imprensa para entrevista coletiva, nesta sexta-feira (4), às 10h, em seu gabinete, sobre o desempenho da UFC na avaliação do Conceito Institucional, feita pelo Ministério da Educação (MEC). Pela primeira vez, a Universidade recebeu nota 5, pontuação máxima do Conceito, que analisa todas as dimensões da instituição: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão.

O Reitor também falará sobre a instalação de dois importantes laboratórios recém-selecionados em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), contemplados com investimentos de R$ 5,5 milhões. São eles a Central de Genômica e Bioinformática (CeGenBio) e o Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial.

A CeGenBio é um laboratório multidisciplinar que, em linhas gerais, permitirá estudos de sequenciamento de ácidos nucleicos, ou seja, estudos sobre a sequência, organização e expressão de material genético de seres humanos, animais e outros organismos. Trata-se de uma área de estudo que tem revolucionado a ciência, auxiliando pesquisadores a "ler o DNA" de forma mais precisa, através do uso de tecnologias de ponta.

Já o Laboratório Embarcado consiste em um barco que abrigará pesquisas nas seguintes linhas: prospecção de recursos marinhos; mudanças climáticas e impactos nos oceanos e continentes; dinâmica, avaliação e manejo dos ecossistemas para a produção biológica; e análise de impactos ambientais nas regiões oceânicas e ambientes de transição oceano-continente.

A CeGenBio fará parte da estrutura do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Faculdade de Medicina, enquanto o Laboratório Embarcado estará vinculado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Ambos serão considerados centros nacionais multiusuários, ou seja, beneficiarão tanto pesquisadores da UFC quanto de outras instituições, públicas e privadas, do País.

Tanto a nota máxima da UFC no Conceito Institucional do MEC quanto o aporte de R$ 5,5 milhões para laboratórios de pesquisa apontam o crescimento da Universidade em um contexto de crise econômica nacional e demonstram, ainda, o reconhecimento da relevância das pesquisas desenvolvidas na Instituição.

Coletiva de imprensa
Quando: sexta-feira, dia 4
Local: Gabinete do Reitor (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Horário: 10h