Portaria institui diretrizes da política de governança da Universidade Federal do Ceará

A primeira reunião do Comitê de Governança da UFC ocorreu na sede do Conselho Universitário na Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Comitê de Governança da Universidade Federal do Ceará reuniu-se, na tarde dessa quinta-feira (3), para analisar e apresentar sugestões à minuta da portaria apresentada pela Profª Ruth Carvalho de Santana Pinho, titular da Secretaria de Governança, que cria a política de governança da Instituição, com a meta de "implantar uma gestão moderna, transparente e participativa, capaz de assegurar o cumprimento eficaz das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional".

O Reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, abriu os trabalhos do comitê enfatizando que instituir política de governança foi um dos itens que estiveram em pauta na recente reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), realizada em Natal (RN).

Para a Profª Ruth Santana Pinho, o termo governança pode parecer novo, mas ela lembra que desde a década de 1980 vem sendo mencionado em debates sobre "mudança de cultura". Na UFC, a política de governança será regida por cinco princípios, entre os quais: desenvolvimento da liderança por meio da identificação das competências em todos os níveis da administração; integridade como base nas atitudes visando à probidade na gestão dos recursos públicos e das atividades institucionais; compromisso ético na definição de estratégias e na execução de ações para aplicação de recursos públicos.

A política de governança será desdobrada em um conjunto de práticas que assegurem no planejamento e na execução institucional tanto a transparência quanto o atendimento das partes interessadas, com o objetivo de otimizar o desempenho, assegurar a utilização eficiente de recursos e contribuir para a tomada de decisões gerenciais e sua eficácia.

As práticas de governança definidas na política vão abranger as atividades-meio e as atividades-fim da Universidade. O monitoramento dessas práticas será exercido com base nos indicadores e metas estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional  e na adoção de ações corretivas quando exigidas. Sem prejuízo das atividades da Auditoria-Geral, o monitoramento e o controle serão exercidos pelos gestores de cada unidade acadêmica ou administrativa, acompanhados, quando necessário, pela Secretaria de Governança ou pela própria Auditoria-Geral.

O Comitê de Governança foi empossado no dia 14 de junho e é assim constituído:

Presidente – Prof. Henry de Holanda Campos
Vice-Presidente – Prof. Custódio Luís Silva de Almeida

Órgãos de apoio e assessoramento
Secretaria de Governança – Profª Ruth Carvalho de Santana Pinho
Auditoria-Geral – Glícia Conde Santiago
Gabinete do Reitor – Prof. José Maria de Sales Andrade Neto
Procuradoria-Geral da UFC – Paulo Antônio de Menezes Albuquerque
Comissão de Ética – Prof. João Lucas Marques Barbosa

Membros Câmara de Atividades-Fim
Pró-Reitor de Graduação – Prof. Cláudio de Albuquerque Marques
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – Prof. Antonio Gomes de Souza Filho