Finep avalia possibilidade de apoio ao Núcleo de Pesquisas em Águas da UFC

Imagem: Encontro aconteceu no gabinete do Reitor (Foto: Viktor Braga/UFC)O Reitor Henry Campos reuniu-se na tarde de terça-feira (8) com a gerente do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no Nordeste, Patrícia Aguiar. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de apoio da empresa pública federal a projetos da Universidade Federal do Ceará, em especial, ao Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas.

A Finep, que tem por objetivo financiar projetos de inovação, recentemente abriu escritório regional, que possui sede em Fortaleza, com a intenção de descentralizar as ações da empresa, cujos maiores financiamentos estão alocados no Sudeste.

"A proposta da Finep é estar mais próxima. O Nordeste ainda está muito à margem de muitas coisas, e a intenção agora é construir um novo modelo, dar um tratamento mais igualitário aos recursos", explicou Patrícia Aguiar, que se mostrou "encantada" com o projeto do Parque Tecnológico, no qual estará incluído o Núcleo de Pesquisas.

De acordo com a gerente, a parceria da Finep com a UFC é vista como prioritária. Ela informou que, em cerca de 15 dias, levará projetos para apreciação ao conselho do Finep, através de uma proposta para investimentos. Este primeiro encontro na Reitoria da Universidade teve o objetivo de conhecer as oportunidades de parcerias com a Instituição.

Na ocasião, o Reitor Henry Campos apresentou o Núcleo de Pesquisas como o projeto preferencial para a busca de financiamento. "É o projeto mais importante para nós no momento, e que conta com um grande interesse do Governo do Estado.

O Núcleo já tem área reservada e engloba ações que já vêm sendo feitas no âmbito da UFC no tocante à gestão de águas", afirmou, relembrando o atual problema de abastecimento hídrico da região, em virtude das poucas chuvas.

Ficou acordado que na próxima semana haverá uma outra reunião do Finep com os professores responsáveis pelo Núcleo de Pesquisas para que os detalhes do projeto sejam esclarecidos e que se possa analisar de que forma a empresa pública poderá contribuir. Henry Campos afirmou estar muito feliz com o resultado do encontro: "Esse apoio da Finep é de grande importância para o núcleo. Ontem (7) nos reunimos com o secretário estadual de Recurso Hídricos e deveremos continuar as conversas com parceiros para garantir o apoio a este projeto".

O NÚCLEO – O Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas, que teve seus integrantes empossados em junho último, foi criado com o objetivo de unir a produção acadêmica da UFC em prol de soluções para os problemas práticos do Estado e do Brasil relacionados à gestão hídrica.

De acordo com o presidente do núcleo, Prof. Francisco de Assis Souza Filho, o projeto está em fase de concepção. Ele adianta que serão criadas, em breve, duas novas iniciativas. A primeira será a instalação de uma rede de laboratórios associados ligados ao tema da água, que vai identificar possibilidades de sinergias entre esses laboratórios e oportunidades de criação de projetos.

A segunda consiste em um inventário de grupos de pesquisa e projetos que possuem atividades relacionadas aos recursos hídricos na UFC. Um site do núcleo será lançado brevemente e trará mais informações a respeito dessas ações, incluindo formulários, para que pesquisadores possam cadastrar suas atividades.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331