Alunos de Engenharia Metalúrgica da UFC participam do Desafio Summer Job

Imagem:   Os alunos selecionados participam de treinamentos, acompanham o processo produtivo na siderúrgica e montam estratégias para resolução do desafio (Foto: Divulgação) Até o dia 23 de fevereiro, alunos do Curso de Engenharia Metalúrgica, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, participam, pela primeira vez, do Desafio Summer Job. Trata-se de uma iniciativa da empresa siderúrgica Gerdau em parceria com a UFC que possibilita estudantes selecionados participarem de treinamentos e acompanhamento de rotinas na empresa durante as férias.

A Profª Janaína Machado, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, está acompanhando os alunos e explica que o programa Desafio Summer Job, iniciado no último dia 8, incluiu, na primeira semana, treinamentos nas áreas de segurança, gestão e planejamento de projetos e design thinking – inovação em negócios. Nas demais semanas, os alunos ficarão na usina acompanhando o processo produtivo e montando suas estratégias para resolução do desafio.

O desafio, detalha a professora, consiste na elaboração de "um modelamento matemático do processo de laminação através da aplicação de conhecimentos técnicos em metalurgia física e tratamentos térmicos associados com os parâmetros reais do processo, avaliados através de ferramentas estatísticas".

SELEÇÃO – Do processo de seleção para o Desafio Summer Job participaram alunos do Curso de Engenharia Metalúrgica a partir do sexto semestre. Foram requeridos conhecimentos técnicos de análise estatística, software de modelamento, tratamentos térmicos e metalurgia física. Alunos da pós-graduação do Curso de Ciência e Engenharia de Materiais com conhecimento em metalurgia física também puderam participar, segundo a professora.

A seleção teve as etapas de análise curricular e avaliação técnica. Inicialmente, sete equipes com cerca de cinco alunos se inscreveram. Após a análise curricular, cinco equipes foram selecionadas. Na outra etapa da seleção, o time de melhoria e inovação da Gerdau com a Profª Janaína Machado passaram desafios reais industriais para as equipes, e cada grupo teve cerca de uma hora para propor soluções aos problemas apresentados. As três melhores equipes dessa etapa foram selecionadas para o desafio Summer Job.

Fonte: Profª Janaína Machado, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – fone: 85 3366 9250