Grupo Acadêmicos da Casa Caiada prepara sexto desfile em ritmo de pré-carnaval

Imagem: Cartaz com a programação da participação do Acadêmicos da Casa Caiada no Pré-Carnaval de Fortaleza (Imagem: Divulgação)Com a proposta de vivenciar e divulgar artisticamente o reisado cearense, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) elegeu para seu sexto desfile no Carnaval de Fortaleza, na Av. Domingos Olímpio, o tema "Tocador de reisado". O grupo é um  projeto de extensão vinculado à Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) e ao Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará.

A música que animará o desfile, com data e horário ainda não divulgados, se intitula "Boa noite, minha gente". Composta por Ezequias Arruda, é inspirada no reisado, importante folguedo tradicional do ciclo natalino que acontece em formato de cortejo, relembrando a peregrinação dos Reis Magos a Belém em busca do Menino Jesus.

Para traduzir esse festejo natalino para o carnaval, o grupo vem ensaiando com seus 40 integrantes todas as segundas e quartas-feiras, das 18h30min às 20h30min, no ICA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

PRÉ-CARNAVAL – O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada também está na programação do Pré-Carnaval de Fortaleza. Neste domingo (21) participará da apresentação "Tambores carnavalescos", às 17h, no Largo Luís Assunção, onde está localizado o Centro Cultural Belchior (Rua Pacajus, 123, Praia de Iracema). No dia 3 de fevereiro, às 16h, o grupo é atração no polo localizado na Av. Monsenhor Tabosa, também na Praia de Iracema.

SAIBA MAIS – O GMPACC foi fundado em 2008 sob a regência e coordenação da Profª Catherine Furtado dos Santos. A proposta do grupo, explica ela, é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas em coletivo colaborativo com a comunidade no geral.

Com base em pesquisas e vivências compartilhadas, no decorrer das atividades do projeto, sobre a temática da cultura popular brasileira, o grupo compreende o desfile de rua como um fator simbólico da produção percussiva e como palco de manifestação artística e cultural. Brincar o carnaval é, além de uma identidade cultural brasileira, um espaço de formação musical e educacional, integrando arte cênica e musical em um enredo desenvolvido, criado e recriado por pessoas que se reúnem para essa contribuição cultural à cidade de Fortaleza.

Fonte: Profª Catherine Furtado dos Santos, regente e coordenadora do GMPACC – fone: 85 99702 4910