II Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química abre inscrições

Imagem: Cartaz do eventoEstão abertas, até 1º de março, as inscrições para a segunda edição da Olimpíada Cearense para o Ensino Superior de Química (II OCESQ), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará. Em 2018, a OCESQ será a seletiva estadual para a etapa nacional da I Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (I OBESQ), que integra as atividades do Programa Nacional das Olimpíadas de Química.

Podem participar estudantes regularmente matriculados do primeiro ao último semestre dos cursos de graduação em Química (licenciatura e bacharelado), Química Industrial, Engenharia Química, Farmácia e Tecnologia de Processos Químicos das universidades federais, estaduais e particulares, bem como de institutos federais no Estado do Ceará.

Os estudantes devem procurar o coordenador do curso ou professor responsável para efetuar a inscrição. Os assuntos a serem abordados na olimpíada abrangem todas as áreas de química geral, química inorgânica, química orgânica, físico-química e química analítica.

Os estudantes do interior do Estado poderão fazer as provas da primeira fase da OCESQ, marcada para o dia 24 de março, nos municípios de Fortaleza, Camocim, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Aracati, Sobral, Quixadá, Crateús e Ubajara, em espaços a serem divulgados pelas coordenações locais. No entanto, a segunda fase ocorrerá apenas na Capital, no dia 5 de maio.

Os três primeiros colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, bem como certificados de participação. Estudantes entre a 4ª e a 10ª colocação também terão certificados de participação. Outros prêmios para os primeiros colocados ainda estão sendo analisados pela coordenação do projeto. Mais informações sobre conteúdo programático das provas, bibliografia e cronograma podem ser encontradas no site da olimpíada.

Fonte: Profª Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenadora do projeto – fone: 85 3366 9368