Comissão de ética no uso de animais adota procedimento on-line para envio de projetos de pesquisa

Imagem: Pessoa usando jaleco e luvas segurando um camundongo nas mãosA Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Ceará informa aos docentes que os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais poderão agora ser submetidos à comissão de forma on-line, através de formulários disponíveis no site da CEUA.

No endereço o solicitante encontrará ainda, na aba "Orientações", os passos e datas a serem seguidos para a submissão de um novo projeto. Além disso, dúvidas poderão ser solucionadas via e-mail, pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., por telefone (85) 3366 8331 ou presencialmente, na secretaria da comissão (Rua Coronel Nunes de Melo, 1127, Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC), que passa a contar com horário estendido: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 16h30min.

A comissão ressalta que a migração para o sistema gerencial on-line é válida apenas para projetos iniciais, portanto, processos previamente em análise pela CEUA continuarão a tramitar em papel. A aquisição do sistema gerencial on-line foi viabilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGF) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

SOBRE A COMISSÃO – A CEUA foi instituída em 2002 e sua atribuição é garantir a criação e utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica na UFC, em conformidade com a Lei Federal nº 11.794, popularmente conhecida como Lei Arouca. Todas as atividades envolvendo animais realizadas nas unidades de ensino e pesquisa vinculadas aos campi da UFC em Fortaleza devem ser analisadas previamente pela comissão.

Fonte: Ewerton Menezes, secretário da CEUA – fone: 85 3366 8331