Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Semana de Prevenção de Acidentes para terceirizados acontece até sexta-feira (9)

Imagem: O reitor Henry Campos afirmou que o evento se insere na política de valorização de todos os que trabalham na UFC (Foto: Jr. Panela/UFC)Segurança no trânsito, cuidados na manipulação de produtos químicos, uso de equipamentos de proteção individual e orientações para evitar e combater incêndios são alguns dos temas da Semana de Prevenção de Acidentes, aberta pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, na manhã desta segunda-feira (5), no auditório do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O evento, direcionado aos terceirizados das categorias zelador de limpeza, apoio administrativo, jardineiro, podador e tratorista, segue até a sexta-feira (9).

Confira outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

A realização da Semana é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). A programação da Semana de Prevenção de Acidentes ocorre simultaneamente com palestras e sessão de perguntas e respostas no Campus do Pici, para 200 terceirizados; no Campus do Benfica (auditório da Faculdade de Educação), para 150; e no Campus do Porangabuçu (sala D, no anexo da Biblioteca), para 80 terceirizados. Conheça a programação completa da Semana.

O reitor afirmou que o evento se insere na política de valorização de todos os que trabalham na UFC – tanto os servidores federais como os chamados terceirizados. Nesse contexto, "a gente tem o dever de orientar as pessoas para evitar os acidentes, se proteger, cuidar da saúde", complementou.

Dirigindo-se aos terceirizados, o Prof. Henry Campos destacou: "Eu costumo dizer que na Universidade não existe nenhum trabalho mais importante do que o outro. O trabalho de quem está efetuando a limpeza, de quem está cuidando dos jardins, tem a mesma importância do trabalho do reitor, de um professor, tudo é importante. É a soma do todo que faz com que a nossa Universidade tenha crescido tanto", disse, lembrando que hoje a UFC "é a melhor universidade do Norte e Nordeste do País e uma das 10 melhores do Brasil".

Imagem: Abertura do evento ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici (Foto: Jr. Panela/UFC)SEGURANÇA – Na solenidade, Telma Araújo, no exercício da pró-reitoria adjunta de Gestão de Pessoas, representou a pró-reitora, Profª Marilene Feitosa. De acordo com Telma, com as orientações recebidas durante a Semana, os terceirizados vão poder promover um ambiente de trabalho mais salubre, uma das diretrizes do plano estratégico da UFC. "Através dessa formação eles vão adquirir mais conhecimentos e assim poderão contribuir para que a Universidade, cada vez mais, alcance seus objetivos estratégicos."

Para o superintendente da UFC-Infra, Prof. Ademar Gondim, que proferiu palestra sobre segurança no trânsito, o programa da Semana mostra a preocupação que a Universidade tem para com os terceirizados. Segundo ele, para os servidores da Universidade isso já é feito regularmente todos os anos. "Dentro da diretriz do reitor Henry Campos, isso demonstra a preocupação com o bem-estar das pessoas. Basicamente estamos aqui traçando estratégias de prevenção de acidentes", reforçou.

A engenheira do trabalho Soraya da Silva, coordenadora da Semana, informa que a intenção é realizar evento semelhante ainda neste ano para os funcionários terceirizados da UFC dos setores de portaria, vigilância, transporte e manutenção.

TERCEIRIZADOS – Tatiana Sousa de Barros, da Divisão de Transportes da UFC-Infra, elogiou a realização da Semana. "Para os trabalhadores é um estímulo, o fato de a gente ter sido convidado a participar mostra como a UFC está preocupada conosco, funcionários terceirizados", disse Tatiana.

O colega de Tatiana, Gilson Castro, que trabalha na oficina de autos, também ressaltou a importância do evento. "Além do aspecto de inclusão dos terceirizados, é bom porque no dia a dia a gente passa por muita coisa que foi falado aqui e com o conhecimento que a gente está adquirindo pode colocar isso em prática, para melhorar", antecipou Gilson.

No Pici, a abertura da Semana de Prevenção de Acidentes destinada aos terceirizados da UFC também foi prestigiada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manoel Furtado; pelo diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda; pelo superintendente-adjunto da UFC Infra, Rafael Henriques; pelo prefeito especial de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Martins Ximenes.

Fonte: Prof. Ademar Gondim, superintendente da UFC Infra – fone: 85 3366 9540

Créditos

© 2018 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo