Procurar no portal

Equipe do Campus de Quixadá é finalista em competição de inovação para telefonia móvel

Imagem: O Campus Mobile estimula a inovação voltada para telefonia móvel (Foto: Divulgação/Campus Mobile)Uma equipe do campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá foi selecionada para a etapa final do Campus Mobile, evento promovido pelo Instituto Net Claro Embratel, que teve sua terceira etapa concluída na última sexta-feira (2), em São Paulo. O resultado da final será divulgado em abril.

O projeto selecionado é o Fala Aí – Identificador de Distúrbios Fonológicos, que concorre na categoria Educação. Trata-se de um aplicativo que busca auxiliar professores na execução de atividades lúdicas focadas na linguagem e fala, alertando quando há necessidade de encaminhar a criança a um especialista em distúrbios do tipo.

Durante a etapa, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com tutores e demais integrantes, assistir a palestras e participar de oficinas. O objetivo dessa fase foi ajudar as equipes no refinamento de seus projetos e na elaboração de um protótipo. Ao final da semana, os participantes apresentaram seus projetos para uma banca de avaliação composta pela organização do programa e especialistas. Antes, outras duas etapas haviam sido realizadas.

A próxima fase é de finalização​ ​de​ ​protótipos, em que a banca de avaliação estabelecerá metas para os projetos e agendará uma data para apresentação por videoconferência. Os projetos que atingirem suas metas serão premiados com o valor de R$ 6 mil, cada um. Os estudantes vinculados ao projeto com melhor desempenho em cada categoria serão contemplados com uma viagem para a cidade de São Francisco e ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, com visita à Universidade de Stanford, no mês de setembro.

A equipe do Campus de Quixadá é formada pelos alunos Ana Karine Bessa Candido, Caíque de Araújo Monteiro e Francisco Alan Ribeiro dos Santos, todos do Curso de Design Digital. Ana Karine explica que a ideia do Fala Aí surgiu no semestre 2017.1, na disciplina de Projeto Integrado II, quando a turma recebeu o desafio de propor uma solução que auxiliasse no desenvolvimento infantil de forma divertida.

"Buscamos, então, trabalhar com uma área do desenvolvimento que se inicia desde os primeiros anos da infância, nesse caso, o desenvolvimento de linguagem e fala. Desde que a disciplina acabou, continuamos com o interesse em tocar Fala Aí para a frente", diz a estudante, acrescentando que o Campus Mobile representa a possibilidade de continuar trabalhando em um projeto que pode ter impacto significativo no processo educacional e de desenvolvimento infantil. "Estamos bem empolgados com a final", completa.

O Campus Mobile é uma parceria entre o Instituto Net Claro Embratel e a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI/TEC), com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI/USP). O programa, que começou em 2012, tem o objetivo de identificar, estimular e contribuir com a formação de jovens talentos universitários para a atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel.

Fontes: Profª Ingrid Teixeira Monteiro – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. João Vilnei – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., docentes do Campus de Quixadá

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300