Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação inscreve projetos para bolsas PIBIC até 9 de março

Imagem: Aluno em laboratórioA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará lançou o Edital n° 02/2018, que trata da seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), voltado a estudantes de graduação. Neste momento, as inscrições, que vão até 9 de março, devem ser feitas por docentes e servidores técnico-administrativos com doutorado que atuam em regime de 40 horas semanais de trabalho. As diretrizes do edital foram aprovadas pelo comitê interno do PIBIC.

O PIBIC é o principal programa de iniciação científica da Universidade, resultado de um convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

No momento, estão asseguradas 200 bolsas, no valor de R$ 400,00 cada uma, para projetos de 12 meses, financiadas pela própria UFC. As bolsas da cota da Funcap foram pleiteadas pela UFC em edital encerrado no último dia 2 cujo resultado está previsto para março. A UFC também aguarda o edital do CNPq, que costumeiramente é lançado de dois em dois anos nos meses de março ou abril, para pleitear as cotas para o biênio 2018-2020.

Atualmente, o PIBIC conta com 578 cotas de bolsas do CNPq. Essas bolsas são destinadas às várias unidades da graduação. Há ainda, nesse edital, a concessão de 200 bolsas de iniciação científica na categoria IC-voluntária (sem remuneração).

Cada orientador poderá ter, no máximo, dois bolsistas. Pesquisadores que já possuem bolsa BPI da Funcap podem ter, no máximo, uma bolsa. As bolsas BPI são uma espécie de bolsas de produtividade em pesquisa da agência estadual.

Elas serão feitas eletronicamente através do preenchimento dos dados do orientador na tabela de qualificação, bem como pelo envio do projeto de pesquisa pela Plataforma Ícaro Moreira. Detalhes sobre a inscrição podem ser obtidos no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

INDUÇÃO – O edital deste ano reserva 20% das cotas de bolsa da UFC para estudantes dos campi do Interior.

Podem concorrer às quotas de bolsa, além de docentes da UFC, servidores técnico-administrativos da Universidade portadores do título de doutor, em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas. Os critérios de produtividade, produção científica, tecnológica e artística usados no julgamento dos projetos são os mesmos adotados para os professores.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943