Livros sobre educação infantil serão lançados na quarta-feira (14) no ADUFC-Sindicato

Imagem: "Educação infantil no Brasil: mapeamento de práticas artísticas e culturais nas escolas" é um dos livros que serão lançadosOs livros Educação infantil no Brasil: mapeamento de práticas artísticas e culturais nas escolas e Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade serão lançados nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), na Avenida da Universidade, 2346, Benfica.

As obras, que serão distribuídas gratuitamente ao público na ocasião, foram organizadas pelos professores da UFC Cristina Façanha Soares, Lúcia Maria Gonçalves Siebra, Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida e Vanessa Louise Batista.

O primeiro livro apresenta os resultados da pesquisa, desenvolvida no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará, que identificou 232 ações culturais vinculadas ao processo de educação infantil nas cinco regiões brasileiras.

A segunda publicação apresenta a escola como um contexto educativo que consiste na ação intencional e sistemática de uns membros sobre os outros, para assegurar a transmissão da cultura e potencializar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento humano.

Imagem: Capa do livro "Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade"Segundo os organizadores, "os conteúdos e a organização social das atividades na educação infantil irão variar em função de cada contexto educativo, social e cultural em que ela está inserida. A escola deve ter em sua proposta a preocupação com a diversidade e a pluralidade, além da construção de espaços para possibilitar as diferentes manifestações da linguagem, motriz, corporal, cognitiva, estética, cultural, lúdica (jogos, brinquedos e brincadeiras), e o simbolismo infantil".

Os livros já estão disponíveis em formato e-book no site do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula).

Fonte: Prof. Marcos Teodorico, do Instituto de Educação Física e Esportes – fone: 85 3366 9213