Relatórios de mapas geológicos de nove municípios do Ceará serão apresentados na UFC

Imagem: Além da apresentação oral sobre o trabalho de mapeamento, haverá exposição de painéis com os mapas (Divulgação/Assessoria de Imprensa da  CPRM)A Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia com as atribuições de Serviço Geológico do Brasil, apresentará nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, no auditório do Departamento de Geografia (bloco 911), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da Universidade Federal do Ceará, os relatórios finais de nove projetos de cartografia geológica sistemática (escala 1:100.000) realizados em municípios cearenses pela CPRM.

As folhas mapeadas trazem informações geológicas sobre os municípios de Banabuiú, Baturité, Crateús, Ipueiras, Itapiúna, Parambu, Quixadá, Senador Pompeu e o distrito de Bonhu, em Russas. Os dados coletados correspondem a uma área de cerca de 27 mil quilômetros, o que representa aproximadamente 20% de todo o território do Ceará

No evento de apresentação dos dados pela equipe da CPRM, empresários, comunidade técnico-científica e órgãos de governo terão acesso a informações geológicas importantes para impulsionar novos investimentos no setor mineral e promover o conhecimento geológico no Estado do Ceará.

O chefe do Departamento de Geologia da UFC, Prof. César Ulisses Veríssimo, explica que a equipe da CPRM fará apresentação dos mapas e realizará reunião desse grupo com professores e alunos da Geologia para discutir aspectos do trabalho de mapeamento. No local também haverá uma exposição dos mapas em painéis.

RIQUEZAS MINERAIS – Conforme o geólogo da CPRM Edney Smith de Moraes Palheta, o avanço do conhecimento geológico e sobre recursos minerais dessas regiões é importante, pois as atividades relacionadas ao setor mineral já representam uma alternativa viável em relação à agricultura, que sofre com extensos períodos de estiagem.

"Esses trabalhos finalizados pela CPRM ampliam a área com definição de potencialidades existentes no território do Ceará, estimulando novas pesquisas e futuramente a implantação de novas minas, o que deve gerar oportunidades de trabalho e riqueza", afirmou. Atualmente, cerca de 50% do Estado já está mapeado em escala de 1:100.000.

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriottti, novos investidores no setor mineral dependem de informações sobre geologia e recursos minerais. "A pesquisa geológica básica é fundamental para o avanço das geociências e para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. Com a divulgação desses produtos, o Serviço Geológico reforça seu papel de instituição comprometida com o setor mineral e com o desenvolvimento do conhecimento geológico do território nacional."

A elaboração dos produtos envolveu a integração de todos os dados e informações geológicas, tectônicas, geoquímicas, geofísicas e de recursos minerais. O material está disponível no banco de dados corporativo da CPRM, o GeoSBG.

COOPERAÇÃO – O Prof. César Veríssimo comenta que existe uma cooperação do Departamento de Geologia com o Serviço Geológico do Brasil que remonta à época do governo Lula. Segundo ele, foram desenvolvidas ações no contexto do Programa Geologia do Brasil (PGB), que começou como Programa Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil (PLGB), responsável pelos primeiros levantamentos realizados pela CPRM.

O PGB compreendeu, fundamentalmente, atividades de levantamento de dados geológicos incluídos no Plano Plurianual 2004-2007 do Governo Federal, que tinha por objetivo executar levantamentos geológicos básicos em escalas de mapeamento 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000 ou maiores. Outras ações incluíram levantamentos geofísicos e geoquímicos; integração, atualização e difusão de dados da geologia do Brasil; além de geologia e geofísica marinha.

O professor explica que em trabalhos anteriores, na escala de 1:100.000 – como os realizados em Quixeramobim (SB.24-V-D-III), Boa Viagem (SB.24-V-D-II), Itatira (SB.24-V-B-V) (2008), Pio IX (SB.24-Y-A-VI) (2014), entre outros –, o Departamento de Geologia participou, intensamente, na coordenação das atividades, gerando mapas e novos conhecimentos geológicos para o Estado do Ceará. "Cumprindo também seu papel de formador de recursos humanos, o Departamento de Geologia capacitou os alunos para atuar com os professores nos mapeamentos", diz. Com informações da Assessoria de Imprensa da CPRM.

Fontes: Prof. César Ulisses Veríssimo, chefe do Departamento de Geologia da UFC – fone: 85 3366 9867 / Assessoria de Comunicação da CPRM (Serviço Geológico do Brasil) – fone: 51 3406 7375