Docentes recém-ingressos debatem formação de professores e protagonismo estudantil na UFC

Imagem: Foto dos debatedores do evento Professores recém-ingressos na Universidade Federal do Ceará assistiram à primeira edição do Laboratório de Práticas Docentes de 2018 nessa quinta-feira (15), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Organizado pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), o evento promoveu debate sobre a formação de professores e o protagonismo estudantil.

A CASa é um projeto da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (Coidea), ligada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia).

Com o tema "Pensamento, algoritmo e criatividade", a atividade foi conduzida pelos professores Helano Castro, do Centro de Tecnologia, e José Olinda Braga, do Centro de Humanidades, ambos da UFC. O vice-reitor da Universidade, Prof. Custódio Almeida, completou o trio de debatedores.

Entre as discussões realizadas no encontro estão o protagonismo estudantil e o papel do professor diante de um aprendizado autônomo. Em sua fala, José Olinda Braga considerou importante refletir se nessa construção do conhecimento os profissionais da educação atuam emancipando os discentes ou dificultando o processo.

O próximo Laboratório de Práticas Docentes ocorrerá de 9 a 13 de abril, abordando temas como evolução conceitual e função pedagógica da avaliação educacional. A programação inclui oficinas, palestras e conferência, aproximando atividades teóricas e práticas.

As inscrições em cursos e formações da CASa são realizadas no site do projeto.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica – fone: 85 3366 9218