DCE apresenta pautas prioritárias dos estudantes à administração superior da UFC

Imagem: O encontro entre integrantes do DCE e da administração superior da UFC ocorreu no auditório da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)Integrantes da administração superior da Universidade Federal do Ceará se reuniram, na manhã desta sexta-feira (16), no auditório da Reitoria, para ouvir as demandas prioritárias do corpo discente, organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.

A gestão Todas as Vozes, à frente do DCE desde o fim de 2017, apresentou uma série de propostas em eixos como segurança, infraestrutura e transporte; comunicação; assistência estudantil; ensino, pesquisa, extensão e tecnologia; cultura; meio ambiente, dentre outros.

Segundo o reitor Henry Campos, que participou do evento, é "a primeira vez que isso acontece", referindo-se à apresentação e discussão da pauta estudantil com pró-reitores de várias áreas da administração. "Espero que seja o início de uma relação de muito diálogo", afirmou o Prof. Henry, que já havia se reunido com a nova gestão do DCE, em fevereiro, em seu gabinete.

ENCAMINHAMENTOS – Após a apresentação das propostas pelos diretores do DCE, o reitor se manifestou sobre algumas demandas. De imediato, ele acatou, por exemplo, a proposta de criação de uma comissão universitária sobre segurança, formada por vários segmentos. Também se comprometeu a incluir na agenda da Universidade solicitações como as de ampliação dos estacionamentos para bicicletas e melhorias na iluminação de determinados locais dentro dos campi.

Imagem: O reitor Henry Campos deu encaminhamento a algumas das demandas apresentadas (Foto: Viktor Braga/UFC) O Prof. Henry Campos afirmou que é prioridade concluir obras de novas residências universitárias, em especial a do Campus do Benfica, cujos trabalhos foram interrompidos por problemas orçamentários, e acrescentou que a UFC tem negociado recursos com o Ministério da Educação (MEC) para dar continuidade aos investimentos iniciados em campi da Capital e do Interior.

O reitor anunciou, ainda, que está em planejamento a inauguração de um serviço de saúde exclusivo para os estudantes, a ser instalado no Campus do Porangabuçu, com oferta de consultas e exames nas áreas mais demandadas pelos alunos.

O secretário de movimentos sociais do DCE, Alex Almeida, aluno do Curso de Direito da UFC, classificou o encontro desta sexta como "muito produtivo". "Nós queríamos este espaço por entender que muitas das pautas dos estudantes são também pautas da administração da UFC. Houve expressões positivas diante de nossas demandas, acho que estamos fortalecidos", considerou.

O atendimento do DCE está sendo realizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em sala próxima ao Restaurante Universitário. O e-mail para contato com o Diretório é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

MARIELLE FRANCO – A abertura do encontro foi marcada por um discurso do reitor Henry Campos em solidariedade à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e a seu motorista, Anderson Gomes, mortos a tiros na noite do último dia 14 de março, no Rio. O reitor fez a leitura de um texto de autoria de Frei Betto.

"A morte dos mártires comprova que em vão a injustiça busca predominar sobre a justiça. Gandhi, Luther King, Chico Mendes são apenas alguns exemplos de como os mortos comandam os vivos", afirmou o reitor, em sua leitura. Um minuto de silêncio foi feito pelos presentes em respeito às vítimas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  fone: 85 3366 7331