Pesquisadores lançam nesta quinta-feira (22) o Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural

Imagem: Logomarca do Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural – OPLURALCom o apoio da Universidade Federal do Ceará, por meio da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), será lançado nesta quinta-feira (22), às 15h, no Auditório Valnir Chagas (Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica), o Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural – OPLURAL.

Na ocasião, haverá apresentação do OPLURAL e debate sobre as políticas públicas do meio rural, mediado pelo Prof. Levi Furtado, do Departamento de Geografia da UFC. A atividade é aberta ao público.

Com o objetivo de aglutinar pesquisadores que estudam as políticas públicas voltadas ao meio rural, o OPLURAL apresenta-se como iniciativa pioneira no Ceará. Seus integrantes identificaram a existência de vasta literatura sobre o mundo rural cearense, mas a dispersão desse material tem dificultado o necessário aprofundamento do debate sobre o tema. "Estamos nos apresentado também como uma ferramenta de resistência aos ataques sofridos pelos agricultores familiares mais recentemente", destaca o Prof. Nicolau Bussons (UVA), pesquisador do OPLURAL.

SOBRE O OBSERVATÓRIO – Composto por um grupo de pesquisadores de universidades públicas e instituições que trabalham com as políticas públicas do meio rural, o OPLURAL terá caráter interdisciplinar e interinstitucional, tendo sido criado com o objetivo central de acompanhar, analisar e debater as políticas públicas voltadas para o meio rural.

Suas linhas temáticas de observação contemplarão políticas ambiental, agrícola e agrária; conflitos e disputas territoriais; educação dos povos do mar e do campo; bem como segurança, soberania alimentar e nutricional.

Fonte: Paula Candice, assessora de imprensa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profª Maria do Céu de Lima, da Faced-UFC – fone: 98803 2177 / Prof. Nicolau Bussons, da UVA – fone: 85 99636 8145