Núcleo Tramas celebra 20 anos com seminário Ciência, Universidade e Diálogo de Saberes

Imagem: Cartaz de divulgação do eventoO Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (Tramas), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, realiza, nesta quarta-feira (28), às 16h, o seminário Ciência, Universidade e Diálogo de Saberes. O evento, que celebra os 20 anos do núcleo, é aberto ao público e ocorre no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

De acordo com a organização, o encontro reunirá pesquisadores acadêmicos e comunidades afetadas por conflitos ambientais, além de movimentos sociais. "O foco será discutir a potência e os desafios da relação da Universidade com esses amplos setores vulnerabilizados pelo modelo de desenvolvimento rentista e neoextrativista, num contexto de aceleração do desmonte da legislação ambiental e trabalhista, da negação de direitos humanos e do direito à terra e ao território", explica a Profª Raquel Rigotto, coordenadora do Tramas.

A ideia é promover uma reflexão sobre o papel das práticas acadêmicas na afirmação de outros modos de vida possíveis e no fortalecimento de processos de defesa de direitos em curso.

Além de uma mesa-redonda, o seminário contará com o lançamento do livro Tramas para a justiça ambiental: diálogo de saberes e práxis emancipatórias, entre outras publicações. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Mais informações estão na página do Tramas no Facebook.

Fonte: Profª Raquel Rigotto, coordenadora do Núcleo Tramas – fone: 85 3366 8045