Emoção, saudade e apreço ao diálogo: René Barreira e Italo Gurgel lançam livro na Reitoria

Imagem: Ex-reitor René Barreira falando no púpito, na Reitoria (Imagem: Arlindo Barreto/Memorial da UFC)A voz desde o início embargada com a qual o Prof. René Barreira, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (2003 a 2006), começou seu discurso já denotava o tom emotivo e efusivo que marcaria a noite. Dezenas de familiares, amigos e autoridades estiveram nos jardins da Reitoria, na noite da última quinta-feira (22), para prestigiar o lançamento do livro A Universidade que vivi, de autoria de René em parceria com o jornalista e assessor de Comunicação Institucional da UFC, Italo Gurgel.

"Estamos, nesta noite, vivendo um grande e belíssimo reencontro", disse René, visivelmente exultante em cada lembrança, cumprimento e aceno, sempre intercalados pelo bom humor que lhe é característico. "Essa Instituição é o maior patrimônio do povo cearense. Foi aqui que vivi os melhores momentos da minha vida, de estudante a reitor, e aqui fiz os melhores amigos que tenho", regozijou-se.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Em seguida, o Prof. René relembrou sua trajetória, desde a infância na região Jaguaribana, com especial referência e agradecimentos aos pais, Enedina Teixeira Barreira e João Augusto Barreira, com quem veio para Fortaleza, junto com sete irmãos (uma oitava filha ainda nasceria na Capital).

Destacando a vida construída na UFC, ele recordou o período como estudante na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1965), a atuação no movimento estudantil, a intensa luta contra o regime militar e o ingresso como professor nos anos 1970.

"Na minha gestão, sempre houve a busca do diálogo, do consenso e do entendimento, coisas que herdei do meu pai", descreveu René. "Era o tempo do início da expansão promovida pelo (ex-presidente) Lula, que permitiu o nascimento dos campi de Sobral e do Cariri e, depois, do Campus de Quixadá e da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)."

Um dos momentos de maior emoção se deu quando o ex-reitor fez referência a três colegas docentes já falecidos. "Estou muito feliz com esse reencontro. Mas há duas cadeiras vazias nesse jardim: a do querido reitor Ícaro de Sousa e a do querido Luiz Antônio de Paula (ex-diretor do Centro de Ciências Agrárias). E tem ainda uma terceira cadeira vazia, a do meu querido professor Luiz de Gonzaga (ex-docente do Departamento de Ciências Sociais)."

O jornalista Italo Gurgel falando no púpito, na Reitoria (Foto: Arlindo Barreto/UFC)CANTO DE AMOR – Coautor da obra, Italo Gurgel rememorou o tempo de sua entrada na UFC, no início dos anos 1980, e agradeceu ao ex-reitor Paulo Elpídio, que o convidou para a assessoria de imprensa da Universidade. Segundo ele, ter sido escolhido para escrever as memórias de René representou um desafio e uma honra.

"O livro constitui um verdadeiro hino de amor à Universidade, às liberdades democráticas e à vida", disse o jornalista, enfatizando que a obra tem o papel de não deixar a memória da Instituição perecer, cuidado iniciado com o fundador da Universidade, Prof. Antônio Martins Filho, que deixou vasta produção bibliográfica acerca dos primeiros anos da UFC.

Italo citou a riqueza histórica do período retratado no livro, que representou a transição entre uma época de arrocho orçamentário e restrições à autonomia e uma época de mais recursos e expansão nos anos que se seguiram. "Uma UFC maior e melhor. Essa foi a meta que René Barreira colocou à sua gestão, marcada também pelo diálogo permanente e pela descentralização, com os primeiros campi da UFC no interior do Estado", frisou.

Imagem: Reitor Henry Campos fala no púlpito, na Reitoria (Foto: Arlindo Barreto/UFC)LEGADO – Responsável por apresentar o livro ao público, o reitor Henry Campos destacou o legado de René Barreira, tido por ele como um exemplo, "pelo espírito de liderança, o diálogo, a firmeza de caráter e a forma com que se entrega às tarefas a ele confiadas". Citou, também, "a ética, a competência, o talento e a firmeza profissional" de Italo Gurgel.

Para Henry, o período em que René esteve no comando da Universidade foi marcado por expansão e otimismo, constituindo ponto de partida de um movimento irreversível, no qual a UFC "ficou ainda maior e mais inserida nos problemas de todas as regiões do Estado".

Também estiveram presentes ao lançamento o vice-reitor Custódio Almeida, os ex-reitores José Anchieta Barreto, Paulo Elpídio de Menezes, Luís Carlos Saunders, Roberto Cláudio Bezerra e Jesualdo Pereira Farias (atual secretário estadual das Cidades), integrantes das administrações Acadêmica e Superior da UFC, além dos secretários estaduais Artur Bruno (Meio Ambiente) e Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), entre outras autoridades.

O livro A Universidade que vivi pode ser adquirido nas Edições UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.