Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa é apresentado em Fortaleza

Imagem: Em células cooperativas, os gestores vivenciaram a oficina de História de Vida, estratégia para se trabalhar a educação socioemocionalVisando promover práticas pedagógicas com aprendizagem cooperativa na educação básica, a Universidade Federal do Ceará vem propondo parceria com escolas públicas do Ceará. Nesta terça-feira (27), a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) da UFC apresenta o Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária a diretores e coordenadores da rede de ensino municipal de Fortaleza.

Até quarta-feira (28), o grupo discute, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace – Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres), as possibilidades de implementar a nova prática pedagógica de acordo com as necessidades de cada escola.

Criado pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), o plano incentiva a construção de uma rede para compartilhar experiências vivenciadas com aprendizagem cooperativa no ambiente escolar. Em 2017, mais de 60 escolas públicas cearenses, entre unidades estaduais e municipais, aderiram à proposta. Desde 2016, o programa prepara professores e  gestores de cinco escolas municipais de tempo integral para desenvolverem aulas e projetos com a metodologia, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza. Neste ano, o Prece e a SME pretendem expandir o número de unidades de ensino parceiras do Programa.

Imagem: O Prof. Manoel Andrade, coordenador do Prece, respondeu a dúvidas sobre a Jornada Formativa (Foto: Divulgação/Eideia)Como estratégia para preparar a unidade de ensino para a construção de ações pedagógicas que estimulem a cooperação e a solidariedade, o Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária propõe a vivência de uma jornada formativa. Quinzenalmente, professores e gestores participam de formação na UFC para discutir propostas de projetos e estratégias pedagógicas a serem vivenciadas nas escolas. No fim deste semestre, quem aderir ao plano participará de uma nova turma da jornada formativa.

O Prece impulsiona a parceria entre universitários, gestores, professores e estudantes da educação básica. Com os projetos oferecidos pelo programa, estudantes de licenciaturas e bacharelados da UFC vão às escolas auxiliar na construção de diferentes estratégias que promovam a parceria entre professor e aluno, a autonomia estudantil, a educação socioemocional, a aprendizagem cooperativa e a solidariedade.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) – fone: 85 3366 1892