Iefes receberá escolas para atividades em comemoração do Dia Mundial da Biomecânica

Imagem: Os participantes poderão fazer experimentos nos equipamentos do Iefes, aplicando os fundamentos da física ao movimento humano (Imagem: Divulgação)Escolas de ensino fundamental e médio, públicas ou particulares, terão a oportunidade de levar seus alunos ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará para compreender uma ciência que avalia o movimento humano sob as leis da Física.

Por ocasião do Dia Mundial da Biomecânica, em 11 de abril, os cursos de Fisioterapia e Física (licenciatura e bacharelado) farão uma programação especial para tratar do tema.

Neste dia, das 8h às 12h e das 15h às 17h, o Laboratório de Biomecânica do Iefes, no bloco 320, no Parque Esportivo do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n), receberá uma série de atividades que tem por objetivo promover a divulgação e a popularização dessa ciência multidisciplinar.

Conforme o responsável pelo evento, o Prof. Túlio Banja, as ações são destinadas a alunos de todos os níveis escolares, do pré-escolar ao ensino médio. A intenção, explica, é estimular o conhecimento e curiosidade sobre o funcionamento dos laboratórios e sobre as pesquisas realizadas.

"Os alunos poderão fazer experimentos nos equipamentos do laboratório, aplicando os fundamentos da física ao movimento humano, no intuito de divulgar a biomecânica de forma precoce aos alunos de primeiro e segundo grau das escolas de Fortaleza", adianta Túlio Banja.

Ação semelhante será promovida em diversas universidades de várias partes do mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Biomecânica, 16 instituições de ensino superior realizarão o evento. A UFC é a única participante da região Nordeste.

Fonte: Prof. Túlio Banja, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – fones: 85 3366 9217 e 81 99916 1786 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.