Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Projeto de detecção de vazamentos em tubulação de água é selecionado pelo CNPq

Imagem: Plataforma integrada para simulação de redes de água da Zhejiang University, na China O projeto intitulado "Detecção de vazamentos e interação tubo-solo em sistemas de distribuição de água" foi selecionado para financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em chamada voltada para pesquisas em cooperação com demais países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A proposta é a única de fora do eixo Sul-Sudeste entre as sete selecionadas.

A pesquisa a ser desenvolvida é coordenada pelo Prof. Iran Lima Neto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará. O pesquisador afirma que a ocorrência de vazamentos em sistemas de distribuição de recursos hídricos é um problema global, que gera perdas significativas (cerca de 40% da água tratada é desperdiçada nessas condições). Além disso, os vazamentos também podem causar erosão do solo, pondo em risco a sustentabilidade do sistema.

Segundo o Prof. Iran, a pesquisa proposta visa "investigar o fenômeno da interação tubo-solo em redes de distribuição deFoto do Prof. Iran água e propor mecanismos para aprimorar a detecção e o controle de vazamentos nesses sistemas".

Ele acrescenta que o problema é multidisciplinar (envolvendo hidráulica, dinâmica de partículas do solo e comportamento do material do tubo). Por isso, pode ser explorado em várias técnicas e abordagens (teórica, experimental, de modelagem numérica e estudo de campo).

O projeto será executado em colaboração com a Zhejiang University, da China, e a University of Cape Town, da África do Sul. A verba disponível para a execução é R$ 200 mil, destinada a custeio de itens como passagens aéreas e aquisição de material.

Entre alguns dos resultados esperados pela chamada do CNPq estão a geração de novo conhecimento ou de aplicações através das hipóteses dos projetos; a contribuição para o fortalecimento da cooperação internacional mediante as publicações conjuntas e atividades de divulgação; o auxílio à formação de recursos humanos de alto nível, por meio de mobilidade e teses desenvolvidas no âmbito do projeto.

Recentemente, um projeto do Prof. José Capelo Neto, também do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, foi selecionado em edital da Royal Society. A notícia está na página 2 da edição de abril do Jornal da UFC.

Leia também:
Três de quatro projetos selecionados em chamada internacional são da UFC
Professor do Departamento de Matemática tem projeto aprovado em edital da Royal Society

Fonte: Prof. Iran Lima Neto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2018 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo