Evento étnico-acadêmico unirá lideranças indígenas e professores

Imagem: Entre os destaques da programação, está o lançamento do site Observatório dos Direitos Indígenas (Imagem: Divulgação)Estão abertas, via formulário on-line, as inscrições para o evento étnico-acadêmico Parlas Indígenas: Saberes, Rituais e Culturas Nativas, a se realizar nos dias 19 e 20 de abril.

No encontro, que terá atividades nas áreas 1 e 3 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica, índios e professores ministrarão aulas públicas acerca de interculturalidade e identidades, histórias e vivências, cerimônias e canções, educação e medicina tradicional, terra e luta política, museologia e patrimônio, entre outros temas das sociabilidades indígenas observadas no Estado do Ceará. Haverá também o lançamento do site Observatório dos Direitos Indígenas.

Lideranças e discentes das licenciaturas interculturais PITAKAJÁ e KUABA, ofertadas pela UFC, estarão presentes no evento, como cacique Pequena, cacique Irê, Preá, pajé João, Valdene e Danes (jenipapo-canindé), cacique Cauã, pajé Barbosa, Nadja, Celma e Francilene (pitaguari), Weiber, Cleber, Naara e John (tapeba), Roberto, Lucilane e Climério (anacé), entre outros.

Segundo a organização do Parlas Indígenas, etnias diversas, "com seu artesanato, rituais, músicas, pinturas, comunicações e culturas, possibilitarão a todos os presentes momentos singulares de múltiplos aprendizados".

O evento é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas com a coordenação das licenciaturas interculturais indígenas PITAKAJÁ e KUABA, pelo telefone (85) 3366 7582.

Fonte: Prof. Kleber Saraiva, organizador do evento e coordenador das licenciaturas interculturais indígenas PITAKAJÁ e KUABA – fone: 85 3366 7582