Secretaria de Governança envia formulários sobre mapeamento de processos e gestão de riscos

Imagem: Arte de divulgação de campanha com princípios da governançaA Secretaria de Governança da Universidade Federal do Ceará quer identificar de que forma os diferentes setores da Instituição estão trabalhando questões como mapeamento de processos e gestão de riscos. Para isso, enviou, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), questionário para dirigentes de unidades acadêmicas e administrativas, a fim de traçar um diagnóstico relacionado àqueles dois pontos.

"O mapeamento de processos e a gestão de riscos são ferramentas da governança. Temos conhecimento de que algumas unidades já desenvolvem essas práticas. Contudo, estas deverão ser universalizadas com o avanço do processo de governança na UFC. A secretaria busca identificar nas unidades em que estágio a situação se encontra. Isso vai subsidiar nosso trabalho, vai ajudar a secretaria a estabelecer ações específicas", explica a Profª Ruth Pinho, diretora da Secretaria de Governança.

O questionário possui 25 perguntas, objetivas e discursivas. Os diretores têm até 12 de maio para responder a ele, pelo SEI. Com esse trabalho, a secretaria poderá compreender se as unidades da UFC têm ferramentas suficientes para a identificação e desenho de seus processos (conjuntos de atividades destinadas a um fim específico) e se utilizam, ainda que informalmente, mecanismos de previsão de riscos de natureza orçamentária, operacional, entre outros.

"É um levantamento de como isso está configurado no momento. Os questionários nos darão um diagnóstico que nos ajudará a trabalhar mais de perto as diferentes necessidades da comunidade, visando à consolidação da governança", afirma a Profª Ruth.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: 85 3366 7437