Exposição de fotos no MAUC aberta até 4 de maio retrata drama do trabalho escravo no Brasil

Imagem: Visitante observa fotografia sobre trabalho escravo no Museu de Arte da UFC"Sobre o peso das correntes nos teus ombros" é o título da exposição de fotografias feitas por Sérgio Carvalho, auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho, aberta na manhã desta segunda-feira (23), no Museu de Arte (MAUC) da Universidade Federal do Ceará. A exposição sobre trabalho escravo no Brasil e exploração do trabalho infantil fica em cartaz até 4 de maio, podendo ser visitada das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

As 22 fotografias fazem parte de um conjunto feito durante fiscalizações das quais Sérgio Carvalho participou desde 1995 nos estados do Ceará, Piauí, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Mostram trabalhadores em situação degradante em áreas de produção de carvão, plantação e corte de cana-de-açúcar, pecuária e mineração.

Veja outras imagens da abertura da exposição no Flickr da UFC

Sérgio enfoca também a relação entre infância e exploração, em imagens com a presença de crianças de 6 anos ou mais em ambientes insalubres e situações que violam a dignidade humana. Muitas das fotos sobre trabalho infantil foram feitas no Ceará, numa pedreira em Quixadá, num lixão em Russas e numa feira em Canindé.

A mostra expõe uma realidade que muitos brasileiros desconhecem. Segundo Sérgio, de 1995 até hoje, pelo menos 53 mil trabalhadores foram resgatados de situações de escravidão. Nos últimos 10 anos, só no Ceará, foram 600. Para quem pensa que o trabalho escravo está apenas no interior, em áreas remotas, Sérgio revela que um dos casos foi registrado no setor da hotelaria. O funcionário de uma pousada em Fortaleza era mantido em situação de escravidão.

Imagem: Fotografias sobre trabalho escravo nas paredes do MAUCJORNADA – A mostra no MAUC foi organizada pela Profª Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC, com apoio dos alunos Natanael Gomes e Marcelo Lima. Integra a programação da V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre durante todo o mês de abril na UFC e em outras instituições de ensino superior.

A Profª Adelaide aproveitou a abertura da exposição como aula para os alunos da disciplina História do Brasil 4, do Curso de História da UFC. Para ela, é fundamental trazer as questões denunciadas pela mostra para reflexão dos estudantes e pesquisadores de História e para toda a sociedade, especialmente neste momento em que o País vive com reformas que levam a perdas de direitos trabalhistas.

Natanael Gomes diz que é muito importante a oportunidade de estudo que a exposição propicia para os alunos de História. "Nós estudamos os homens no tempo, e neste tempo em que estamos vivendo há homens sendo escravizados. Então precisamos discutir esse assunto."

SERVIÇO: Museu de Arte da UFC
Onde: Avenida da Universidade, 2854, Benfica
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Gratuito