Agência UFC: pesquisa melhora fármacos contra Chagas e elefantíase

Imagem: Foto de pesquisadora usando computador com tela exibindo desenho de moléculasNa hora de tomar um medicamento, a forma como o composto se dissolve em nosso organismo faz toda a diferença. Para muitas doenças, porém, os fármacos nem sempre têm a solubilidade ideal. Melhorar isso tem sido o trabalho de pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

A partir de modificações na forma como as moléculas do composto estão organizadas, os integrantes do Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural (LABCRES) conseguem tornar o medicamento mais eficiente sem alterar o princípio ativo, reduzindo a necessidade de tomar doses mais altas e evitando maiores efeitos colaterais nos pacientes.

Por meio da pesquisa, já foi possível produzir melhorias nos fármacos voltados para Chagas e elefantíase, doenças normalmente negligenciadas, cujos pacientes contam com apenas um remédio. Você pode acessar a matéria completa no site da Agência UFC de Notícias, portal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331