Solenidade no dia 2 marca celebração do centenário da Escola de Agronomia do Ceará

Imagem: Fachada do prédio do Centro de Ciências Agrárias da UFCAs comemorações pelos 100 anos de criação da Escola de Agronomia do Ceará, uma das fundadoras da Universidade Federal do Ceará, terão início na próxima semana e incluirão diversas atividades ao longo de todo o ano de 2018.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) realizará, no próximo dia 2 de maio (quarta-feira), às 9h, a solenidade de abertura das celebrações, a ocorrer no Auditório Professor Alzir Barreto (Departamento de Zootecnia, bloco 809, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

O evento contará com homenagens a professores, servidores técnico-administrativos e instituições parceiras. Na ocasião, também será realizada a inauguração do Monumento do Centenário, instalado no jardim interno da Diretoria do CCA no campus.

Após a solenidade de abertura do centenário, o Memorial da Escola de Agronomia do Ceará, que foi criado em maio de 2003 e passou recentemente por processo de inventário, ações de conservação e reorganização espacial de seu acervo, ficará disponível para visitação.

Integrada à solenidade de abertura, será iniciada, no mesmo dia (2), a programação da XXVIII Semana de Agronomia – Centro de Ciências Agrárias, que é realizada pelos estudantes de Agronomia da UFC e se estende até 5 de maio.

As comemorações ocorrem um dia após a data que marca os cem anos da instalação da Escola de Agronomia do Ceará, ocorrida em 1ª de maio de 2018. No decorrer do ano, haverá vários outros eventos em alusão ao centenário. Um deles será uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com data ainda a ser definida, no mês de maio ou junho.

Já nos dias 7 e 8 de junho, ocorrerá o VI Simpósio em Economia Rural, promovido pelo Mestrado Acadêmico de Economia Rural (MAER), com tema central: "Políticas públicas e geração de renda no Nordeste rural".

Em outubro, será a vez do I Workshop dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFC. E, para novembro, está programado o lançamento de livro sobre os 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará, com capítulos sobre ensino, pesquisa, extensão, movimento estudantil e interlocução da academia com o setor produtivo.

A Escola de Agronomia do Ceará foi fundada em 30 de março de 1918, pertencente então à iniciativa privada. Em 1935, a Escola transferiu-se para o âmbito público, integrando-se à estrutura do Governo do Ceará, até ser finalmente federalizada em 1950, quando passou para o domínio da União.

Foi uma das fundadoras da UFC, criada em 1954, tendo sido pioneira na pesquisa e no processo de internacionalização da Universidade. Desde sua criação, a Escola de Agronomia já formou mais de 5 mil agrônomos.

Fonte: Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9731