Pesquisadora da Universidade de Genebra ministra seminário internacional sobre Vygotski na UFC

Imagem: Profª Janette Friedrich, pesquisadora da Universidade de Genebra (Foto: Divulgação)A Profª Janette Friedrich, pesquisadora da Universidade de Genebra e estudiosa das questões de linguagem, ministrará curso durante o Seminário Internacional Introdução às Obras de Lev Vygotski, que será realizado de 2 a 8 de maio na Universidade Federal do Ceará.

A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Psicologia e da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA), todos da UFC.

O seminário terá 150 participantes e as inscrições já estão encerradas. Os trabalhos devem ocorrer das 9h às 12h, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica, em Fortaleza).

O evento pretende introduzir temas abordados pelo psicólogo bielorrusso, que, no começo do século XX, mostrou como o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social. É de Vygotski, por exemplo, o conceito de "aprendizagem mediada" e a compreensão do papel da linguagem no processo de aprendizagem.

Janette Friedrich atua na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, com participação em grupos de pesquisa e colaboração internacional. Possui vários livros sobre o assunto, alguns traduzidos no Brasil.

Além desse evento, a pesquisadora participará também do Seminário Linguístico (SELIN), que será promovido pelo Departamento de Letras Vernáculas, dia 7 de maio, das 18h às 19h. Na sequência, a pesquisadora realizará atividades com a Pós-Graduação em Letras, no dia 9, e com a COIDEA e a Pós-Graduação em Psicologia, no dia 10.

Fonte: Profª Eulália Leurquim, coordenadora do Mestrado Profissional em Letras – fone: 85 3366 7939