Reitoria da UFC sedia hoje (3) cerimônia dos 50 anos da Casa de Cultura Francesa

Marca dos 50 anos da Casa de Cultura Francesa da UFCNa próxima quinta-feira (3), haverá solenidade comemorativa do jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa (CCF), a partir das 15h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica). O evento marcará os 50 anos de fundação da unidade de ensino do idioma francês e da difusão da cultura francófona no Estado.

Na ocasião, o reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, receberá o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. A cerimônia contará ainda com a participação de diretores de unidades acadêmicas, chefes de departamentos, docentes, pesquisadores e alunos de Letras Estrangeiras, Linguística, Literatura e áreas afins.

A abertura da solenidade terá apresentação artística do Coral L'Alouette, com repertório de canções tradicionais francesas dos períodos renascentista e moderno. Também serão expostos a assinatura visual da campanha alusiva ao cinquentenário da CCF e o projeto de restauração para preservar o estilo arquitetônico original do prédio, proposto por pesquisadores e estudantes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Na sequência, será lançado o livro Casa de Cultura Francesa 50 anos ‒ memória e saber (Edições UFC), organizado pela Profª Cláudia Giraud, com relatos de docentes, servidores técnico-administrativos e ex-alunos sobre as diferentes fases históricas da Casa.

SAIBA MAIS ‒ O então Centro de Cultura Francesa foi criado em dezembro de 1968, mas as aulas começaram em março de 1969. O equipamento era vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras até 1993, quando foi criada a Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

Além de ofertar formação em língua e cultura francesa para a comunidade, a CCF contribui com as ações de internacionalização da UFC, com os exames de proficiência linguística para mestrado e doutorado e com apoio técnico a convênios firmados com universidades no exterior.

Fonte: Casa de Cultura Francesa da UFC ‒ fone: 85 3366 7635 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.